Clique aqui para regressar à Primeira Página



 

"À terceira é de vez"
UBI continua campanha
de prevenção da Hepatite B

"A vacina é o meio mais eficaz de evitar a Hepatite B" diz-nos o folheto da campanha que a Universidade da Beira Interior (UBI) leva mais uma vez a cabo nas suas instalações. Dezembro e Janeiro são os meses em que será ministrada a primeira monodose da vacina, pelo que as inscrições estão abertas até dia 30 de Novembro, estendendo-se a alunos, professores e funcionários. Cada dose custa apenas 200 escudos, sendo necessário que cada pessoa se faça acompanhar do seu Boletim de Vacinas.
A segunda monodose virá em Fevereiro e a terceira entre Junho e Julho. Isto porque são necessárias três doses da vacina para se ficar protegido contra este vírus que ataca o fígado e cujo maior perigo reside no facto de, na maioria dos casos, não apresentar quaisquer sintomas, o que reforça a necessidade de prevenção.
Doença contagiosa, a prevenção da Hepatite B justifica-se pela frequência com que é detectada no nosso País. A entrada do vírus no organismo é potenciada pelo contacto sexual desprotegido com um parceiro infectado, pelo contacto directo da pele ferida com sangue ou esperma de uma pessoa infectada, por cortes ou picadas com objectos contaminados, podendo ainda ser transmitido da mãe para o filho, durante a gravidez.
Esta iniciativa partiu dos Serviços de Acção Social da UBI, em colaboração com a Sub-Região de Saúde de Castelo Branco e a Associação Académica da Universidade da Beira Interior (AAUBI).

 

 [ PRIMEIRA PÁGINA ]