Presidenciais 2001
Fernando Rosas visita Covilhã

"Discutir a interioridade dando uma especial importância à cultura" foi o propósito da deslocação à Covilhã do candidato à PR do Bloco de Esquerda

 Por Ana Maria Fonseca

Fernando Rosas visitou as novas instalções no GICC - Teatro das Beiras

O candidato do Bloco de Esquerda à Presidência da República, Fernando Rosas, visitou na passada sexta feira, 24, dois espaços de cultura recentemente criados na Covilhã. A Sala Estúdio - Teatro das Beiras e a E.P.A.B.I., Escola Profissional de Artes da Beira Interior foram os eleitos. Acompanhado pela jornalista Paula Medeira, mandatária para o distrito, baseia o propósito da sua campanha pelo Interior no "papel que a cultura pode ter no combate à interioridade" como alternativa ao desenvolvimento da Beira Interior.
Entendida não como diversão, mas como um pólo de desenvolvimento económico-social das regiões, a cultura "dá emprego, fixa população e educa as pessoas". Por este motivo deve ser encarada como uma valência autónoma de desenvolvimento regional", defende. E acrescenta "é preciso dar condições aos agentes culturais para poderem desenvolver a sua actividade". Isto consegue-se ultrapassando a "visão puramente eleitoralista da obra cultural e apoiando a iniciativa". Deste modo pode evitar-se que "o interior se despeje no estrangeiro ou no litoral".

Clique aqui para regressar à primeira página