'Volte Face' no Bairro Municipal
Poço Grande dá lugar a zona de lazer

A construção do imóvel no Poço Grande vai ser interrompida para dar lugar a uma zona verde. O projecto está em estudo e ronda os 100 mil contos.

 Por Alexandre S. Silva
NC/Urbi et Orbi

O novo projecto para o Poço Grande contempla uma zona verde que vai custar 100 mil contos

A área do Poço Grande no Bairro Municipal da Covilhã, vai ser convertida em zona de lazer. A garantia foi dada na sexta-feira, 17, por Carlos Pinto, presidente da Câmara, numa sessão aberta na sede do GER Campos Melo. Segundo o edil, a autarquia conseguiu chegar a acordo com os proprietários, numa operação que envolveu contrapartidas relacionadas com outras obras do empreiteiro.
A Câmara já apresentou uma proposta de projecto, da autoria de Carla Figueiredo, que está em fase de apreciação. As obras vão ser adjudicadas em Dezembro próximo e o início está previsto, segundo o executivo, para Janeiro de 2001. O custo ronda os 100 mil contos, naquele que, revela Carlos Pinto, "vai ser o maior investimento feito numa zona verde da cidade". Para já a prioridade vai ser retirar a grua que se encontra no local e a recuperação do muro destruído durante os trabalhos para as fundações do imóvel que, afinal, já não se vai construir.

Transporte público gratuito a partir de Janeiro

A sessão no salão do GER Campos Melo reuniu quase uma centena de pessoas para debater, não só o futuro do Poço Grande, mas também as necessidades do Bairro.
Carlos Pinto acabou por ser confrontado com as mais variadas situações, que vão da qualidade da água às deficiências da rede eléctrica, passando pela desejada escadaria entre o Bairro Municipal e a Biquinha e pela falta de transportes públicos na zona. "Munido" de alguns técnicos do SMAS, e dos vereadores Joaquim Matias e Maria do Rosário Pinto da Rocha, o autarca anotou as queixas e deixou a promessa de uma resolução breve para a maior parte dos casos.
A carência de uma carreira de transporte urbano vai ser compensada pela disponibilização de um autocarro de 30 lugares com viagens permanentes entre o Pelourinho e o Bairro Municipal. O trajecto ainda não está definido, mas Pinto assegura que o serviço entra em funcionamento a partir do dia 1 de Janeiro próximo, de forma gratuíta, e que vai ser suportado pelos cofres da Câmara. Prometida está, também, a escadaria entre a Rua José Valério da Cruz e a Alberto Rato. Uma velha aspiração dos habitantes da zona e de Carlos Martins, presidente da Junta da Conceição, que lembra "já ter entregue na Câmara vários ofícios para a realização desta obra".

Clique aqui para regressar à primeira página