José Saramago apresenta novo romance
UBI recebe Nobel

A Universidade da Beira Interior recebeu José Saramago para a apresentação do seu mais recente romance A Caverna. Entre discursos de agradecimento e exposição da sua obra, o Nobel ainda teve tempo para os habituais autógrafos.

 Por Carla Loureiro e
Marisa Miranda

José Saramago e Manuel José
Santos Silva na apresentação de
"A Caverna"

O Auditório das Sessões Solenes da UBI, no dia 22 de Novembro, encheu-se para se ouvir falar de livros. Tanto o Reitor da Universidade da Beira Interior, Santos Silva, como o presidente da Associação Académica, Jorge Jacinto agradeceram a presença de José Saramago e elogiaram o contributo que o escritor tem dado para a divulgação da literatura portuguesa.
"A Caverna". É o título do primeiro romance que José Saramago escreve depois de ter recebido o Prémio Nobel da Literatura em 1998. Lançado a 16 de Novembro, no mesmo dia em que o autor fez 78 anos, "A Caverna" é mais um livro que nos faz pensar. "Ensaio sobre a Cegueira" (1995), "Todos os Nomes" (1998) e "A Caverna" formam uma triologia que representa a visão de José Saramago sobre o mundo actual.
Para o escritor, "nunca como agora vivemos tanto dentro daquilo que Platão imaginou ser a 'caverna'. O lugar onde as pessoas estão sentadas, olhando em frente, para uma parede por onde passam sombras, confundindo essas sombras com a realidade".
O centro comercial é o que mais se parece com uma caverna, converteu-se num espaço público por excelência onde toda a gente vai. É uma espécie de paradigma da relação humana enclausurada. É o sinal de um mundo novo que está a criar uma mentalidade nova. Estas foram algumas das razões que levaram José Saramago a escolher o centro comercial como cenário da sua mais recente obra. Só é possível sair da caverna através do espírito crítico e pelo debate.
"A Caverna é um romance com pessoas e um cão", define José Saramago.

Clique aqui para regressar à primeira página