Marionetas no Festival de Teatro da Covilhã
Imaginário de criança

"Óscar" é um espectáculo de fantasia sobre um criança e os seus mundos imaginários.

 Por Ricardo Cordeiro

"Óscar" pelo Teatro
de Marionetas do Porto

"Óscar é um menino que nós inventámos, baseado numa série de histórias, de sonhos e de imagens que nos surgiram", refere Marta Nunes, actriz do Teatro de Marionetas do Porto, que na passada sexta feira, dia 24 de Novembro, actuaram no Festival de Teatro da Covilhã.
Óscar, o protagonista da história, tem um jardim. Este é o seu lugar de brincadeira favorito, pois é aí que constrói os seus mundos imaginários, relacionando-se com os animais, as plantas e o jardineiro Joaquim. Os amigos do Óscar são: o Porco Cambalhota, o Ouriço Ribeiro, a Vaca Radical, a Laranjeira, o Capitão Iglo, as Flores, o Gigante e a Galinha Chocapic.
Através de uma constante mudança de cenários, este espectáculo prende a atenção do espectador durante toda a sua duração. As histórias, a música, as cores vivas, as palavras, os movimentos e os cheiros existentes em toda a representação fazem-nos atravessar as quatro estações do ano.
O texto escrito por João Paulo Seara Cardoso, o encenador, com a colaboração de Sofia Aguiar Reis e Regina Guimarães nas canções, resulta de um processo que se foi consolidando ao longo do tempo de ensaios. Esta peça cativa não só as crianças mas também o público adulto, pois para além de ter um texto muito simples, encontramos nela, não só a mera representação das marionetas, mas também dos actores (Marta Nunes, Rui Oliveira e Sérgio Rolo), que com a sua interpretação reflectem no rosto, nos sons e em todo o movimento corporal, todas as emoções e sentimentos vividos pelas personagens.
Através desta viagem ao mundo infantil, todo o público saíu feliz e com um sorriso nos lábios.

Clique aqui para regressar à primeira página