Banda do Zéthoven
Internacionalização dentro de dois anos

Zéthoven é um boneco que ajuda os mais novos a aprenderem as notas musicais. Trata-se de um projecto inovador, nascido na Associação Cultural da Beira Interior, na Covilhã, que pretende, dentro de dois anos, chegar aos países da Comunidade Europeia.

 Por Anabela Machado

Maestro Luís Cipriano aposta na internacionalização da Escolinha do Zethoven

Luís Cipriano, presidente da Associação Cultural da Beira Interior, foi o pai do Zéthoven. Um boneco simpático que ajuda a aprendizagem dos mais pequenos na área musical. Um boneco, desenhado por uma jovem covilhanense, Claúdia Saraiva, e que é muito elogiado pelos alunos.
Este projecto tem uma grande aceitação e até já foi cobiçado pelo Conservatório de Braga que pretende apresentar o boneco aos seus alunos mais novos. Neste momento, e só no concelho da Covilhã, existem mais de 400 crianças a aprender com a Banda do Zéthoven. Mas o projecto vai continuar a crescer. "Estamos a apostar agora num Zéthoven a nível internacional. Daqui a dois anos iremos trazer 20 crianças de cada país da Comunidade Europeia para gravar uma música popular do seu país", revela o maestro Luís Cipriano.
O projecto, que pertence à Covilhã, tem mais aceitação no estrangeiro que em Portugal. Há uma grande adesão da população da Covilhã aos concertos da Associação, mas no resto do país isso não acontece. "A célebre frase de que os santos da casa não fazem milagres é uma grande mentira, porque cá na Covilhã fazemos os milagres que queremos", diz Luís Cipriano.

Um boneco a ensinar crianças

Este projecto tem como objectivo aproximar a criança à aprendizagem musical. Para isso "são escolhidas músicas que os pais e avós das crianças conhecem. Assim quando a família ouve em casa o CD do Zéthoven tem uma participação mais directa. E a colaboração dos pais é essencial, pois dá-lhes mais confiança", explica o maestro.
Em 1998 o Zéthoven lançou o seu primeiro CD e no dia 17 de Dezembro deste ano sairá o segundo, dedicado exclusivamente ao Natal. As crianças que participam na gravação do CD passam primeiro por uma seleção. As escolhidas têm a oportunidade de passar por uma experiência nova nas suas vidas. "É a primeira vez que gravam um disco e que actuam com a orquestra sinfónica", afirma.
O Zéthoven já tem dois anos de vida e pretende continuar a ensinar música aos mais novos por muito mais tempo.Os mais pequenos simplesmente agradecem.

Clique aqui para regressar à primeira página