Associação de Municípios da Cova da Beira
Biscaia é o novo presidente

Três meses após a saída de Dias Rocha, a Associação de Municípios tem novo líder. O presidente da Câmara de Manteigas, José Biscaia, assume o comando e quer mais união entre os associados.

 Por Sérgio Felizardo
NC/Urbi et Orbi

José Manuel Biscaia sucede a
Dias Rocha na presidência da
Associação de Municípios da Cova da Beira

José Manuel Biscaia é o homem que, desde terça-feira, 21, preside ao conselho de administração da Associação de Municípios da Cova da Beira (AMCB). O presidente da Câmara Municipal de Manteigas substitui António Dias Rocha que, em Setembro, assumiu a liderança da empresa Águas do Zêzere e Côa.
A decisão foi tomada em Assembleia Intermunicipal, onde ficou igualmente decidida a composição final quer do conselho de administração, quer da mesa da própria Assembleia. O presidente da Câmara de Penamacor, José Luís Gonçalves assume a presidência deste último orgão, que tem como vice-presidente o autarca de Celorico da Beira, Júlio Manuel dos Santos, e como secretário, Amândio Melo, presidente da autarquia belmontense. José Manuel Biscaia, por sua vez, tem como vogais, José Maria Fortunato, autarca do Fundão, António Morgado, presidente da edilidade do Sabugal, Joaquim Valente, vereador na Câmara Municipal da Guarda e José Costa Reis, presidente de Almeida. "Com respeito pelo passado e orgulho no presente", o novo líder da AMCB garante que os municípios associados "estão a preparar um futuro brilhante". Sem esquecer todo o trabalho desenvolvido pelos seus antecessores, Biscaia, promete mais articulação entre todos, "para que os objectivos possam ser atingidos".

Audiência com Carlos Pinto para breve

Da mesma reunião intermunicipal saiu, ainda, a aprovação de um orçamento para 2001, na ordem dos três milhões e 500 mil contos. Verba, realça José Biscaia, indispensável para "dar continuidade ao projecto de tratamento e transformação dos Resíduos Sólidos da Cova da Beira, agora alargado aos municípios da ECORAIA". Um processo que passa pelo encerramento e selagem de todas as lixeiras existentes, pela criação de pontos de recolha selectiva dos resíduos e sensibilização das populações, bem como pela entrada em funcionamento da Central de Compostagem. A obra deveria estar já concluída, mas só agora está a receber o equipamento tecnológico e a instalação de uma Estação de Reciclagem. José Manuel Biscaia aponta Abril para o arranque definitivo do trabalho na Central.
No que diz respeito à saída da Covilhã da Associação, o novo presidente é claro: "Queremos fomentar uma parceria activa e forte entre todos os municípios. Nesse sentido, se houver uma reavaliação da situação por parte da autarquia covilhanense, nós estamos receptivos. No entanto, e por agora, vamos tentar manter as melhores relações, até porque a Câmara é nossa cliente e vai continuar a ser". Para breve fica a promessa de um pedido de audiência a Carlos Pinto, "de forma a que tudo fique esclarecido".

Clique aqui para regressar à primeira página