II Festival do Filme Científico na UBI
A aventura do saber

'O Mistério da Baleia Azul', 'A Guerra das Moscas', 'A Física de um Saco de Berlindes' são os títulos de alguns dos vinte filmes apresentados nos dias 22, 23 e 24 de Novembro no Auditório 1 da UBI, no âmbito do II Festival do Filme Científico. Portugal, Brasil, França, Holanda, Canadá e Noruega participaram no certame realizado pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD). Este evento contou com extensões em várias universidades do nosso país. Na UBI, foi Manuela Penafria, docente do Departamento de Comunicação e Artes, a responsável por esta iniciativa.

 Por Mariana Morais


Genética, Biologia, Física, Antropologia, Matemática, Química, Geologia e muitos outros temas fizeram parte do programa Teleciência 2000.
No Canadá, já se realizam há algum tempo festivais de filmes científicos. Em Portugal, o ano passado, a UTAD conseguiu o apoio do Ministério da Ciência e Tecnologia e do Programa Ciência Viva para levar a cabo o primeiro evento deste tipo. Este ano, aquela universidade decidiu alargar o âmbito do festival a outras localidades para além de Vila Real. Manuela Penafria declarou ao Urbi que " a ideia de apresentar na UBI o Teleciência 2000 surgiu através do conhecimento deste projecto da UTAD em festivais onde costumo participar. O meu departamento deu todo o apoio à iniciativa que excedeu o âmbito da Universidade. Estou muito contente pelo facto de a Escola Frei Heitor Pinto se ter mostrado interessada em colaborar para o próximo ano em iniciativas conjuntas com a UBI ".
O Urbi foi assistir ao festival e, na impossibilidade de relatar tudo quanto viu, conta-vos alguns momentos.

O Mistério da Baleia Azul

A baleia azul é a maior criatura que jamais viveu na face do planeta. Pesa mais de 125 toneladas. Apesar do seu tamanho colossal permanece misteriosa.
Para a maior parte das pessoas a ciência é um enigma. Por isso, o filme científico tem de ter, além do conteúdo, uma forma narrativa que capte a atenção e crie um clima emocional que prenda o público. O filme canadiano sobre biologia marítima 'O Mistério da Baleia Azul' alcança esse objectivo. Emociona e encanta, como nos diz Gisela Coelho, de 22 anos, finalista de Ciências da Comunicação. "Impressionou-me a dedicação e entusiasmo das pessoas que há mais de vinte anos investigam a baleia azul. É a entrega total a um projecto e é bom ver a satisfação deles quando conseguem que ideias préconcebidas sejam quebradas de forma tão natural."

Ovelhas com leite de ouro

Apesar da enorme polémica gerada à volta da ovelha "Dolly" a investigação da clonagem animal prossegue. É o que nos mostra o filme sobre genética 'Animal Clonage'. Desde a criação de bovinos e coelhos transgénicos, às ovelhas farmacêuticas da Escócia, tudo o que este filme canadiano mostra faz pensar e coloca muitas interrogações. Quem é que já pensou na possibilidade de se fazer a manipulação genética de uma ovelha de forma a que ela dê leite que contenha o gene da cura da hemofília?
Do Brasil chega o filme 'Genoma, em Busca dos Sonhos da Ciência'. Fala da união entre a informática e a biologia molecular, que faz com que o DNA, a molécula da vida, a substância mais importante do universo, possa ser transformado numa sequência de letras que podem ser lidas por um computador. Este filme fala de um grande sonho: conseguir a sequência completa do material genético da espécie humana.
A mostra das vinte películas presentes neste II Festival do Filme Científico abre boas perspectivas para o próximo, a realizar em 2001 acompanhado de debates e workshps.

Clique aqui para regressar à primeira página