|  |   | 
      
        |  | Semana Aberta da Ciência
        e da TecnologiaLaboratórios com pouca
        adesão
 A UBI abriu portas para
        a Semana da Ciência e da Tecnologia. Uma actividade pouco
        divulgada que não teve a adesão pretendida.
 
 
          
            |  Por
            Lénia Rego 
  |  |  
        | A Escola Secundária
        de Pinhel visitou os vários laboratórios
 
 
 |  
      
        | Decorreu entre os dias 20 e 24
        deste mês, a Semana Aberta da Ciência e da Tecnologia
        no Pólo I da UBI. A finalidade desta iniciativa era dar
        a conhecer a UBI aos alunos do ensino secundário. Foi
        para isto que os Departamentos de Química, de Ciência
        e Tecnologia do Papel, de Física, de Têxtil e o
        Centro de Óptica, colocaram os seus laboratórios,
        alunos e docentes à disposição dos visitantes. A Escola Secundária de Pinhel foi a única a aderir
        à Semana Aberta da Ciência e da Tecnologia, trazendo
        32 alunos, acompanhados por 3 professores. Mesmo assim, os departamentos
        envolvidos mantiveram as portas abertas durante toda a semana
        para outros possíveis visitantes.
 Experiências com azoto líquido, a criação
        de electricidade em pó, produção de espuma,
        iões complexos coloridos, uma fonte de amónia,
        são algumas das demonstrações que o Departamento
        de Química da UBI preparou para os alunos visitantes.
 No Departamento de Ciências e Tecnologia do Papel, os alunos
        tiveram a oportunidade de reciclar papéis velhos, realizar
        ensaios físicos-mecânicos e ópticos para
        determinar a qualidade do papel e do cartão.
 Os visitantes aos laboratórios do Centro de Óptica
        observaram actividades e projectos relacionados com a microscopia
        óptica e eléctrónica de varrimento e da
        difracção de raios-x e calorimetria diferencial
        de varrimento.
 Os poucos alunos que visitaram as instalações da
        UBI, mostraram contentamento e uma grande vontade de regressar.
 |  
 |   |