João Canavilhas da organização do Campeonato


Organização promete alojamento alternativo

Foi através de uma carta que alguns alunos instalados nas Residências Universitárias I e IV souberam que teriam de abandonar os seus quartos nas férias do Natal. Esses quartos serão ocupados por atletas participantes no Campeonato Mundial Universitário de Andebol Masculino - Portugal 2000.
Alunos, preocupados com a época de frequências na mesma altura, "contrariamente a indicações do Reitor", e organização do campeonato reuniram no passado dia 21. Os elementos da organização do campeonato lamentam o incómodo provocado e prometeram encontrar uma solução alternativa. Para já, sabe-se que os alunos terão possibilidade de permanecer noutras residências, caso necessitem deste período de férias para estudar. De momento está a ser feito um levantamento para se apurar o número de estudantes que pretendem permanecer na Covilhã durante essa altura.


Campeonato Mundial Universitário de Andebol
Preparativos vão de vento em popa

 Por Lénia Rego

As cidades da Covilhã e Guarda acolhem entre 27 de Dezembro e 5 de Janeiro o Campeonato Mundial Universitário de Andebol Masculino-Portugal2000, uma iniciativa levada a cabo pela Federação Académica de Desporto Universitário (FADU), que conta com o apoio de voluntários da Universidade da Beira Interior e do Instituto Politécnico da Guarda (IPG).

O campeonato foi organizado com a intenção de divulgar o País, a região da Beira Interior e as instituições de ensino português. Tendo por palco as cidades da Covilhã e da Guarda, vai ainda abranger o Fundão, Belmonte e Celorico da Beira.
Doze equipas já têm participação confirmada no evento, vindo de sítios tão distintos como a Jugoslávia, Rússia, Roménia, França, Turquia, Japão, China, Taiwan, Tunísia, Argélia, e Brasil. Por confirmar, mas ainda não excluídas, estão as participações da Ucrânia, Moldávia, Israel e Guiné-Conakry.
A maior dificuldade encontrada pela organização tem sido mesmo "a falta de patrocínios". "Continuamos à procura mas algumas entidades que contactámos nem sabem onde fica a Covilhã", comenta João Canavilhas, elemento da organização.
Durante a próxima semana, os primeiros materiais de divulgação do evento começam a ser distribuídos pelas ruas. Para reforçar a divulgação, a organização do campeonato também já iniciou contactos com diversos órgãos de Comunicação Social. Com uma secção composta por voluntários relacionados com o jornalismo, os organizadores pretendem criar "jornalistas adoptados", revela João Canavilhas. Uma tentativa de divulgar esta iniciativa um pouco por todo o País, facilitando o trabalho aos meios de Comunicação Social.
Neste momento, a organização preocupa-se com os planos de voo, com a criação de esquemas de acesso prioritário ao Hospital para os atletas e com a estadia de 5 médicos permanentes no local.
Integrado nesta iniciativa estará ainda o "Mundialito", um campeonato realizado entre escolas da região com o objectivo de divulgar e estimular a prática do Andebol.
Mas esta iniciativa não é exclusivamente desportiva, oferecendo também uma parte lúdica. É o caso da Festa de Fim de Ano, que decorrerá na Guarda e será aberta ao público. O evento inclui ainda as cerimónias protocolares, nomeadamente as sessões de abertura e de encerramento, respectivamente a cargo da Heart & Soul e dos ASTA (Associação de Teatro e outras Artes). A destacar o facto de a entrada em todos os jogos e cerimónias ser gratuita.

 

Clique aqui para regressar à primeira página