Teatro das Beiras repõe peça de Gil Vicente
"Auto da Índia" encerra
Festival de Teatro da Covilhã

O Teatro das Beiras encerrou o Festival de Teatro da Covilhã no dia 5 de Dezembro com a apresentação da peça "Auto da Índia", de Gil Vicente. A farsa procurou, durante uma hora, reviver os hábitos, conflitos e contradições da sociedade portuguesa do século XVI.

 Nélia Sousa

Em palco, a farsa de Gil Vicente divertiu o público, composto em maior número
por alunos do terceiro ciclo

O Festival de Teatro da Covilhã, que decorreu de 22 de Novembro a 5 de Dezembro, encerrou com a peça "Auto da Índia", exibida nos dois últimos dias. Este espectáculo foi concebido e realizado pela equipe artística e técnica do Teatro das Beiras, que levou a palco uma das farsas de Gil Vicente, um dos maiores comediógrafos e líricos portugueses.
A peça conta a história de uma mulher de Lisboa cujo marido parte para a Índia. Durante a sua ausência, que dura alguns anos, a mulher assim deixada sozinha leva uma "vida divertida", com a cumplicidade da criada, mantendo duas ligações amorosas em simultâneo, uma com um escudeiro português e outra com um rufião castelhano. Enquanto um dos amantes está dentro de casa, o outro espera à porta, impaciente. Mas, entretanto, o marido regressa da Índia, tão pobre como quando partira e narra as suas campanhas, que não tiveram nada de heróico. A mulher, por seu lado, mentindo tranquilamente, afirma que esteve roída de saudades durante a ausência do seu querido esposo. No final, marido e mulher, felizes e despreocupados, retomam pacificamente a vida em comum como se nada se tivesse passado.

Uma aula diferente

As interpretações estiveram a cargo de Carla Magalhães (Ama), Ana Filipa Trindade (Moça), Rogério Bruno (Castelhano), Marco Ferreira (Lemos) e José Alexandre Barata (Marido). Com algum humor e música à mistura, os actores divertiram o público presente no dia 4 de Novembro, composto, na sua maioria, por alunos da Escola Básica do terceiro ciclo da Quinta das Palmeiras que, acompanhados pelas suas professoras, tiveram uma aula diferente. A adesão proporcionou aos actores e à organização uma sala cheia que vibrou aquando da entrada em palco do Marido, interpretado por José Alexandre Barata. Este dirigiu-se ao público e cumprimentou algumas jovens. O espectáculo agradou aos alunos, que afirmaram ter gostado.

Clique aqui para regressar à primeira página