ANJE traz show de informação à UBI
Cria a tua empresa já

Anunciou-se como sendo um Road-Show, cujo palco foi o pólo IV da Universidade da Beira Interior. Na última quarta-feira, 6 de Dezembro, teve ali lugar o seminário "Cria a tua empresa já", um show de informação sobre a criação de empresas, apoios e oportunidades de negócio. Uma iniciativa da Associação Nacional de Jovens Empresários (ANJE) e da UBI.

 Por Telma Lopes

Ferreira da Silva é agora
campeão da especialidade

Foram vários os jovens empresários de sucesso, na sua maioria antigos alunos da UBI, que a ANJE reuniu no pólo IV na última quarta-feira para o seminário "Cria a tua empresa já". A iniciativa, organizada em colaboração com a Universidade, reuniu também diversas associações de apoio à criação de novas empresas. Todos juntos acreditaram nas possibilidades deste Road-Show, que já percorreu e ainda vai percorrer um vasto número de escolas, universidades e institutos politécnicos localizados nas mais diversas zonas do País.
O objectivo da ANJE é dar um conhecimento detalhado sobre os diversos instrumentos existentes para apoiar a integração na vida activa. A Academia dos Empreendedores é uma iniciativa de âmbito nacional, promovida pela ANJE com o apoio do Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP), que pretende mobilizar os jovens portugueses para a necessidade de desenvolvimento de uma consciência empreendedora. A sua meta é impulsionar a capacidade empreendedora das camadas mais jovens, acentuando a sua capacidade de iniciativa e autonomia.

"Falta cultura empresarial no nosso País"

A sessão de abertura deste seminário esteve a cargo do vice-reitor da UBI Mário Raposo e de Ana Maria Ussman, docente na licenciatura em Gestão. Habituada já a falar sobre o tema com os seus alunos, a professora Ussman afirma que "criar uma empresa envolve muitos riscos". A docente reforça esta sua ideia dizendo que há falta de cultura empresarial no nosso País: "o problema de Portugal é que quando alguém faz algo de errado,toda a gente lhe aponta o dedo... Há que valorizar quem falhou porque tentou fazer algo".
Ao longo do seminário foram feitas várias intervenções, destacando-se o testemunho de vários ex-alunos da UBI, hoje empresários de sucesso no ínicio da sua carreira, como é o caso de Fernando Moura, que há cerca de quatro anos criou a empresa "Folhas Soltas". A mensagem que este jovem deixou foi a de que "nestes assuntos devemos ser persistentes e acreditar no amanhã".
João Pedro Costa, director-executivo da ANJE na região Centro, apresentou a associação e deixou o convite aos jovens empresários para que um dia se juntem a ela: "o nosso objectivo é incentivar o espírito empreendedor dos jovens e acompanhá-los depois na sua carreira de empresários".
O director-executivo deixou ainda claro as excelentes ligações que a ANJE mantém com a UBI: "Os objectivos estratégicos da ANJE são os mesmos da UBI. Ela sempre se manifestou disponível para aceitar as nossas iniciativas, como é o caso deste road-show".
Mário Raposo encerrou o encontro satisfeito com o resultado. Contudo mostrou-se insatisfeito com a falta de audiência. "Em cerca de mil e trezentos alunos, só uns quarenta ou cinquenta assistem e este tipo de conferências", refere o vice-reitor, apelando para que em situações futuras haja uma maior participação dos alunos da UBI nestes eventos.

Clique aqui para regressar à primeira página