Museu de Lanifícios coordena projecto Arqueotex
UBI repõe Covilhã
na rota dos têxteis europeus

A criação de uma rota de museus capaz de reunir e conservar o património industrial têxtil europeu levou ao lançamento do Arqueotex. Coordenado pelo Museu de Lanifícios da Universidade da Beira Interior, este é um projecto pioneiro da Comunidade Europeia que faz da Covilhã ponto de partida para um extenso itinerário que percorre a história dos têxteis por boa parte do Velho Continente.

 Por Helena Machado

Cidades integrantes do projecto ARQUEOTEX

O Arqueotex é um projecto piloto, inovador e transnacional, aprovado pela Comunidade Europeia e coordenado pela Universidade da Beira Interior, através do Centro de Inovação Empresarial da Beira Interior (CIEBI), gestor do projecto, e do Museu de Lanifícios, líder do mesmo. O principal objectivo desta iniciativa prende-se com a criação de uma rede de informação sobre o património industrial têxtil a nível europeu. Isto só será conseguido se forem reunidos os meios adequados à instalação de Centros de Documentação / Arquivos Históricos dos Lanifícios nas cidades cujo passado seja mais relevante a esse nível.
Envolvidos, entre parceiros e associados, estão museus, Centros de Documentação, autarquias, associações profissionais e culturais e escolas de Ensino Superior, todos localizados em regiões europeias fortemente marcadas pela indústria têxtil. Assim sendo, entre os parceiros surge a França, através da Associação Têxtil Europeia de Ligação, Inovação, Intercâmbio e Investigação (ATELIER); a Espanha, com o Centro de Documentació i Museu Téxtil de Terrassa; a Irlanda, com o Businness & Inovation Centre (BIC); e, por fim, o Reino Unido, com North Warwickshire & Hinckley College.
A união destes cinco países foi o primeiro passo para o esboço de uma rede europeia de museus e associações têxteis que permitirá não só conservar como divulgar esse património industrial. Esta rede é tão importante pelo apoio que poderá dar ao ensino e à investigação como pelo que significa para a revitalização da indústria têxtil desses países.

Espólio On-line

São vários os destinatários do projecto Arqueotex. Desde desenhadores profissionais têxteis e estilistas de moda a investigadores de vários ramos do conhecimento, passando por docentes, alunos, empresários, técnicos têxteis e mesmo outros museus e Centros de Documentação.
Quanto ao futuro, as perspectivas são muitas. Por um lado, todos os dados reunidos nos Centros serão informatizados e posteriormente disponibilizados ao público via Internet. Por outro lado, além de dar continuidade ao projecto, o grande objectivo é alargar a rede criada a novos parceiros e regiões e ainda diversificar os temas abordados. Isto implica que a rede passe a abranger não só os têxteis mas também outras indústrias, tais como, por exemplo, a vidreira ou a metalúrgica.
É importante que todos estes projectos contribuam para o desenvolvimento sustentado das regiões envolvidas nas vertentes ambiental e de ordenação do território, cultural e sócio-económica, potenciando a criação de postos de trabalho nos sectores cultural, têxtil e turístico.

Clique aqui para regressar à primeira página