MATUTAR

Edmundo Cordeiro

Eia, são tantos os matutadores espalhados país fora pelas PUBLICAÇÕES… Uma verdadeira LEGIÃO, diria um matutador com aquela bem matutada, JEITOSA metáfora de matutador… O matutador está AGARRADO: "pintam-no hirsuto, prógnato, dentes fortes para rasgar presas de carne rija, pura de hormonas de crescimento, ou descascar raízes das plantas de que se alimenta, puríssimas de adubos químicos, a arrastar, amorosamente, pelos longos cabelos negros, a companheira a caminho da caverna…" Assim se matuta. Matutar não é BRINCADEIRA nenhuma!

O que definirá o matutador? E a matutação? Vá lá depressa: é o ESTUCHE, é a ESPIGA!

Tipos que falam, tipos que, ainda por cima, gostam de falar, tipos que gostam que a sua voz seja ouvida, tipos que gostam das palavras que usam quando matutam, tipos que gostam de escrever, tipos que matutam nos problemas da sua rua e da sua alma e, não menos ingrato, nos problemas da sua alma e da sua rua. Tipos com IMENSA PIADA e que acham PIADA ao que dizem depois de muito matutar, tipos que acham PONDEROSO o que escrevem, tipos com jeito para a ESCRITA e que, nela, graciosamente ABREM a ALMA e a ADMIRAM.

Pois por isso, por mais árduo que seja o DISPÊNDIO, é sempre uma DELÍCIA matutar: que bom, que bom que é REIVENTAR A PAISAGEM DE IDEIAS! AFOGO de alma esse, o do matutador: uma MAÇADA.

Clique aqui para regressar à primeira página