Barragem prometida para a Ribeira dos Lobos
Carlos Pinto inaugura
vias asfaltadas em Trigais

A população da pequena localidade de Trigais recebeu a visita do executivo camarário, que se deslocou no domingo, 17, a esta anexa da freguesia de Erada. Os cerca de 90 habitantes concentraram-se rapidamente para assistir à inauguração do asfaltamento das principais vias. O presidente da Junta de Erada, António Mendes Paulo, aproveitou a ocasião para pôr Carlos Pinto ao corrente dos vários problemas enfrentados pela localidade

 Por Lénia Rego

 

 

Carlos Pinto visitou a pequena povoação
de Trigais para inaugurar asfaltamentos

O último domingo foi uma data importante para os cerca de 90 habitantes de Trigais. O presidente da Câmara Municipal da Covilhã, Carlos Pinto, acompanhado por vários membros da autarquia e Junta de Freguesia, inaugurou o asfaltamento de algumas vias do centro da povoação. A população e as entidades ligadas à terra aproveitaram a presença do edil e mostraram, numa visita breve, as principais dificuldades com que se deparam diariamente. O caso mais gravoso é a inexistência de uma rede de saneamento básico.
Para melhorar as condições de vida desta população, a autarquia e a Junta de Freguesia de Erada têm já alguns projectos que desejam implementar no próximo mandato. É o caso de uma ligação rodoviária entre Trigais e Erada, que vai reduzir uma distância de 20 para 7 quilómetros. "Vamos fazer um estudo técnico para a melhor implantação do caminho do cemitério até à Erada e lançar, já no próximo ano, o estudo prévio e, eventualmente, o projecto", comenta Carlos Pinto. Por outro lado, estão a ser feitos esforços na construção de protecções e aquedutos para as pontes, investimento que ronda os 30 mil contos.

"Águias" com nova sede em 2001

Um outro projecto a ter em conta pelas entidades responsáveis será a edificação de uma barragem na Ribeira dos Lobos. Um projecto em que o abastecimento de água das populações se combina com diversas infra-estruturas dedicadas ao lazer, pesca e desportos. A juntar a todos estes projectos há ainda a vontade de ali criar uma praia fluvial.
No final da cerimónia inaugurativa realizou-se um almoço na Sede da Associação Desportiva e Cultural "Os Águias dos Trigais". Ainda em construção, faltando-lhe o telhado, parte eléctrica, saneamento e acabamentos vários, este edíficio será inaugurado no Verão do próximo ano. Para a realização desta obra, a autarquia deliberou atribuir 2500 contos e, logo que as obras de cobertura estejam concluídas, promete contribuir com mais 20 mil contos. A população de Trigais disporá de um salão polivalente, um bar, uma sala para cada colectividade e quartos para turismo e imigrantes. Este espaço vem propiciar a realização de festas, casamentos, baptizados e será certamente um motivo de visita. "Para quem aprecia um local silencioso e propício ao descanso", sugere Carlos Pinto.

Clique aqui para regressar à primeira página