Comissão de Coordenação Regional do Centro
Protocolos preparam projectos para o INTERREG III

 NC/Urbi et Orbi

A Comissão de Coordenação Regional do Centro (CCRC), a Direcção Regional de Agricultura da Beira Interior (DRABI) e sete Associações de Desenvolvimento Local (ADL's) assinaram na segunda-feira, 18, protocolos de cooperação.
Com o DRABI o documento surge no âmbito da realização e um estudo sobre a fileira dos pequenos ruminantes (ovelha e cabra) da Beira Interior. No caso das ADL's está relacionado com o recenseamento dos produtos locais, tradicionais e artesanais da região. Segundo Vasco ribeiro, presidente da CCRC, os protocolos decorrem "da reflexão que está a ser feita sobre as estratégias de desenvolvimento do território de fronteira da Região Centro para o período entre 2000 e 2006. A avaliação da situação destes sectores e as perspectivas de futuro estão no centro dos objectivos. Agora é necessário prepara projectos concretos , que possam vir a ser apresentados e candidatados a programas de cooperação transfronteiriça, nomeadamente ao nível do INTERREG III.
No que se refere ao estudo da DRABI, a meta passa por identificar as intervenções requeridas para afirmar a competitividade da fileira dos pequenos ruminantes nos domínios técnico e tecnológico. Para isso vai ser contratada uma entidade "com competências técnicas e cientificas adequadas, acompanhados pela Comissão de Coordenação e pela própria Direcção. Os produtos locais e tradicionais, por sua vez, vão ser recenseados, bem como os seus produtores, manufactores e autores, de forma a que se identifiquem os possíveis estrangulamentos do sector e as suas potencialidades. A execução da medida estará a cargo das ADL's ADRACES, ADRUSE, PINHAL MAIOR, PRÓ-RAIA, RAIA HISTÓRICA e RUDE, a que se juntam, em parceria a ADERES, BEIRA SERRA e ADIBB. Uma forma de abranger as áreas geográficas do Pinhal, Raia Sul, Serra da Estrela, Cova da Beira, Raia Norte e Nordeste da Beira.

Clique aqui para regressar à primeira página