I Congresso Ibérico de Comunicação em Maio de 2001
UBI representada em Málaga

São diversos os investigadores portugueses que vão marcar presença no I Congresso Ibérico de Comunicação. Espanha e Portugal unem-se em Málaga, entre 7 e 9 de Maio, para discutir o futuro da Sociedade de Comunicação. Uma iniciativa da Faculdade de Ciências da Comunicação da Universidade de Málaga e da Sociedade Portuguesa de Comunicação (SOPCOM) em que a UBI também estará representada

 Por Catarina Moura

A UBI tem representação no
I Congresso Ibérico
de Comunicação, o portal Akademia será apresentado

António Fidalgo e José Manuel dos Santos, ambos docentes da licenciatura em Ciências da Comunicação na Universidade da Beira Interior, são presenças garantidas no I Congresso Ibérico de Comunicação. A Sociedade de Comunicação no Século XXI é o tema escolhido para este Congresso, que irá decorrer na cidade espanhola de Málaga entre 7 e 9 de Maio de 2001. Organizado pela Faculdade de Ciências da Comunicação de Málaga e pela SOPCOM, o evento pretende reunir um elevado número de professores e investigadores de universidades portuguesas e espanholas. A presença da UBI pretende ser mais significativa que a exposta no programa agora divulgado e ainda provisório.
Além de ser um dos intervenientes da sessão plenária "Redes da Comunicação", António Fidalgo vai apresentar o portal Akademia (www.akademia.ubi.pt), uma página elaborada na UBI e que, de momento, dá acesso a vários projectos disponíveis na Internet. Entre estes conta-se o Urbi@Orbi e a Biblioteca On-line de Ciências da Comunicação (BOCC). Espanha apresentará igualmente um portal, neste momento a ser preparado por Miquel de Moragas.

Criar laços

Os três dias de duração do Congresso serão divididos entre as várias sessões plenárias e workshops planeados, cada qual contando com um número equilibrado de professores universitários e investigadores de ambos os países. Os temas são variados e abordam, entre muitos outros, a Teoria e Filosofia da Comunicação, as Redes, as Linguagens e Narrativas da Comunicação, as Metodologias e Práticas da Investigação em Comunicação e a forma como esta se relaciona com a Democracia.
Os principais objectivos deste Congresso Ibérico passam por criar condições para que seja possível um conhecimento mais profundo entre os investigadores portugueses e espanhóis e por dar a conhecer os últimos avanços científicos dos especialistas mais destacados de ambos os países, de modo a criar laços profundos e duradouros entre as duas comunidades científicas.

Clique aqui para regressar à primeira página