João Correia
João Correia

 

 

 

 


AS RUÍNAS II
A Chegada dos Reis ....
e a Eleição do Presidente

Baltazar, Melchior e Gaspar chegaram ao centro da cidade para adorarem o Menino no Presépio. Porém, não encontraram o presépio. Ao lado da cabana estava um dístico: por motivo de obras o Presépio foi deslocado para o local assinalado no mapa. Os três Reis Magos puseram-se a olhar para o Mapa. Tinham vindo do Oriente para, mais uma vez, na passagem do Milénio prestarem homenagem ao Menino. Porém, o mapa era um labirinto de ruas riscadas, entradas com sentido proibido e rotundas sem direcção. Coçaram a cabeça e consultaram a Estrela, a qual se mantinha acesa e à qual recorriam em momentos de aflição. Porém, a Estrela confessou-se espantada: - a Rua por onde costumo subir está cortada ao trânsito. Consultaram os astros em geral, usaram a bússola que entretanto fora inventada e todos os Natais os ajudava na sua caminhada de adoração. Qual bússola. Presa num emaranhado de indicações, a bússola estava tonta. Os reis deram algumas voltas, com os cavalos e os camelos cansados. Deram com um tapume que lhes vedava o caminho. Mais adiante, encontraram uma poça de lama onde os animais se enterraram. Há tanto tempo que viajavam que a mirra se evaporara, o incenso perdera o aroma e o ouro se tinha desvalorizado. E agora, sentiam-se presos naquela armadilha insensata. Depois de muito cogitarem, os Três Reis Magos seguiram para outra cidade onde encontraram um presépio e ruas em condições. E tanto gostaram de se reencontrarem com a normalidade que por ali ficaram até 15 de Janeiro, exercendo as artes do oculto, da astrologia e da necromerância com que estavam familiarizados, como cientistas da sua época. "Estes sim, sabem atrair quadros", comentava Gaspar para Baltazar, maldizendo os buracos com que na outra cidade tinham maltratado os cascos do dromedário.
Quando voltaram para Oriente, passaram pela cidade esburacada: "- Deve ser esta a Cova da Beira", comentou Baltazar que era versado em Geografia. "Nunca pensei que fosse tão funda", retorquiu Gaspar.
Quando os Reis se foram embora, já Jorge Sampaio tinha sido eleito Presidente da República. Os cabelos de Guterres estavam menos pretos e tudo indicava que o milénio começava mal para a rósea face do PS. Misteriosamente, essa vitória que era deles não tinha o mesmo sabor das anteriores e exalava um aroma estranho que intoxicava os finos sentidos dos governantes da maioria. Mudando de assunto, se Roma não paga a traidores, que fará então quando eles traem de facto?

Clique aqui para regressar à primeira página