Portugal/Hungria renhido até ao final do prolongamento
Hungria vence Campeonato de Andebol

A equipa portuguesa quase pode sonhar com o título de campeã não fosse o fortíssimo adversário que travou consigo a final do XIV Campeonato Mundial Universitário de Andebol.

 Por Raquel Fragata

 

José Reis, secretário de Estado do Ensino Superior, e Robert Frenkel, presidente da FISU, na entrega das medalhas aos quatro primeiros classificados

Um bom jogo disputado até ao último minuto do prolongamento a que assistiu uma plateia entusiasmada que encheu o Pavilhão de Desportos da UBI, na quinta feira, 4 de Janeiro.
A Hungria foi de facto a mais forte durante toda a partida. Mérito em mutio devido à extraordinária actuação do guarda redes húngaro, Andras Novak. Mas a equipa das quinas teve muito mérito na espectacular recuperação que fez na segunda parte, quando estava a perder por uma diferença de nove golos, 12-3. Ambas as equipas apostaram tudo no ataque, mas a Hungria foi mais feliz conseguindo uma melhor taxa de concretizações na baliza de Portugal.
Já na segunda parte, e com a entrada em campo do jogador português com a camisola número cinco, a partida ganha novo ânimo e a equipa começa a reduzir a diferença. Chegado ao resultado 21 igual e jogo parou para prolongamento.
Os últimos pontos foram os mais difíceis, com as duas equipas mais concentradas. A quatro minutos do final do tempo de prolongamento o marcador indicava o impate a 24 golos, quando Portugal não tinha ainda conseguido estar na dianteira. As expectativas na vitória dos portugueses cresciam na assistência.
A Hungria, e bem, marca o golo da vitória nos últimos segundos ditando o final renhido pelo título mundial. 26-25 para equipa húngara valeu-lhe a medalha de ouro.

  

Acima das expectativas

Jorge Patrão, presidente da Região de Turismo da Serra da Estrela, afirmou no final do espectáculo acreditar que este campeonato servirá de "rampa de lançamento para outros eventos que Portugal está agora felizmente a conquistar". "Hoje conseguimos provar que o Interior tem capacidade organizativa para grandes eventos", concluiu.
João Canavilhas, do comité organizador, refere que o bom resultado não se deveu apenas à organização como também à adesão do público que nas quatro cidades - Covilhã, Guarda, Belmonte e Fundão - assitiu aos jogos. E lembra que esta organização "foi feita a 300 quilómetros das grandes cidades". "As equipas manifestaram grande apreço pelo calor humano com que foram recebidas e com a eficácia com que foram resolvidos os problemas que surgiram e surgem sempre ao longo destes 10 dias de competição", conclui.
"Ao nível de um campeonato mundial", afirmou Csaba Okvos, treinador da Hungria, no final da conferência de imprensa.
Os delegados da FISU presentes durante a competição vão agora avaliar o trabalho realizado, João Canavilhas espera um bom feedback.
A cerimónia de encerramento esteve a cargo da ASTA-Associação de Teatro e Outras Artes. Um espectáculo interessante que simbolizou a passagem do testemunho à organização brasileira, anfitreã da próxima edição deste evento desportivo.

 

Clique aqui para regressar à primeira página