Obras de reparação aguardam
Ponte Nova encerrada ao trânsito

 Por Raquel Fragata

Devido ao mau tempo dos últimos dias a Ponte Nova, que liga as povoações de Senhora do Carmo e Caria, está encerrada ao trânsito desde as 15 horas do dia 4, quinta feira. A Câmara Municipal de Covilhã fez saber que vai proceder a reparações neste troço.

A Estrada Nacional 183, que liga os concelhos da Covilhã e Belmonte, está a registar um desgaste das terras, resultante das cheias, que servem de base a um dos arcos da Ponte-Nova. Numa primeira fase, a Câmara da Covilhã fechou o trânsito na ponte a veículos pesados, a não melhoria das condições climatéricas está a atrasar a intervenção na ponte. Entretanto já foram colocadas 900 toneladas de pedra nas bases de forma a prender o terreno. Os técnicos da Câmara estão a fazer verificações no terreno e esperam pela melhoria das condições climatéricas para então começar as obras de sustentação.
Joaquim Matias, vereador municipal, acusa a antiga Junta Autónoma das Estradas (JAE) de não ter feito a intervenção de preservação desta estrutura aquando da sua municipalização em 1997. Este processo não terá sido conduzido da melhor forma pelo anterior executivo da autarquia da Covilhã. Esta é a opinião do vereador que, depois de ter estudado o caso, constatou que a Ponte-Nova não sofreu qualquer obra de conservação antes de passar para as mãos do município da Covilhã. "As municipalizações, na sua negociação, devem prevêr essas intervenções". Alegadamente, o anterior presidente Jorge Pombo foi alertado para esta situação pelos engenheiros da autarquia mas nada fez.

Clique aqui para regressar à primeira página