Estudantes universitários reunidos em Oeiras
ENDA para definir estratégias

Decorreu este fim de semana o primeiro Encontro Nacional de Direcções Associativas (ENDA) de 2001. Um ano novo com velhos problemas

 Por Raquel Fragata


Terminou no domingo, dia 7 de Janeiro, o encontro de três dias das diversas Associações de Estudantes (AE) do Ensino Superior público e privado e cooperativo. O primeiro Enda de 2001, que decorreu em Oeiras, no Tagus Park, serviu para trazer à ordem do dia os velhos problemas com que os estudantes do Ensino Superior se debatem.
Depois da reunião, em Novembro, com o ministro da Educação, Augusto Santos Silva, e sem grandes avanços a registar na luta dos estudantes, as associações de todo o País discutem diagnósticos e preparam propostas para apresentar à tutela. A avaliação do cursos e universidades, a acção social escolar, a Lei de Financiamento do Ensino Superior e o polémico conceito de estudante elegível são alguns dos pontos em que se debruçam os dirigentes.
Depois de retiradas as conclusões deste encontro, os alunos vão definir formas de reinvindicar junto do Governo as suas exigências. O recurso às manifestações não está para já posto de lado.

Clique aqui para regressar à primeira página