Santa Casa da Misericórdia
Projectos para antigo Hospital prontos até Junho

O NC teve acesso ao Plano de Actividades da Misericórdia para 2001. Destaque para os projectos respeitantes ao ex-edifício do Hospital da Covilhã nas áreas de Geriatria e Saúde

 NC/Urbi et Orbi

As áreas de Geriatria e Saúde vão ter lugar no antigo hospital.
Os respectivos projectos deverão estar concluídos durante o primeiro semestre deste ano

No primeiro semestre de 2001 a Santa Casa da Misericórdia da Covilhã quer apresentar os anteprojectos e projectos definitivos, de arquitectura e especialidades, para a reutilização das instalações do antigo Hospital Distrital.
A medida inscreve-se no Plano de Actividades anual e vai ser levada a cabo pela Architects Co - Partnership (ACP). Empresa com quem a Santa Casa formalizou um contrato para a elaboração dos estudos prévios para as áreas de Geriatria e Saúde. Os relativos à primeira estão já concluídos, mas os da segunda (o anunciado hospital de retaguarda) têm as propostas mais atrasadas, pois envolvem profundas transformações no edifício, quando inicialmente se pensava ser possível avançar para uma recuperação de baixos custos. Esta intervenção, aliás, segundo consta do Plano de Actividades a que o NC teve acesso, depende da parceria e da forma que esta vier a assumir, quer com o grupo HLC, quer com o Melo Saúde. O envolvimento financeiro, diz o documento, "é muito elevado para ser assumido só pela Santa Casa". As negociações com os parceiros vão, assim, determinar se a aposta vai para o serviço de alta qualidade com as tais alterações profundas, ou se a adaptação é menos arrojada "para serviços mais modestos".

Calvário: obras perto do fim

Para além das obras do antigo Hospital, a Misericórdia planeia outras intervenções no património sob a sua alçada. Na Capela do Calvário, depois da recuperação das talhas, telas, instalações eléctricas, cobertura do corpo central e alpendres e da colocação de protecções contra incêndio e intrusos, este ano a prioridade são os acabamentos interiores. Quanto ao Infantário da instituição, cujos trabalhos de substituição da cobertura se encontram praticamente concluídos, o Plano de Actividades prevê o arranjo dos rebocos das paredes exteriores e a substituição dos móveis e remodelação da cozinha.
Com grande destaque e apoio da Santa Casa vão continuar outros projectos a nível da acção social, educação e animação sócio-cultural. Entre outros, destaque para os que dizem respeito à acção do Centro Comunitário das Portas do Sol, ocupação dos tempos livres das crianças do Bairro da Alâmpada, Centro de Dia e Apoio Domiciliário do Peso, acompanhamento do programa de inserção dos beneficiários do Rendimento Mínimo Garantido e promoção de cursos de alfabetização e educação extra-escolar, em colaboração com a Coordenação Concelhia Recorrente e Educação Extra-Escolar da Covilhã.

Clique aqui para regressar à primeira página