Maria Alice Tavares Gomes Ferreira
 

          

Recordações
"De uma linguagem simples mas maravilhosa". Assim se referiu o Maestro Campos Costa ao primeiro livro de Maria Alice Ferreira, poetisa natural de Vilar Formoso e residente na Covilhã. A obra, constituída por cerca de 120 poemas, é o reflexo de uma vida de recordações, "umas melhores que outras", refere a autora, que a transportaram de Vilar Formoso às Donas e a Lisboa, e a trouxeram de regresso à sua tão "desejada" Província. Os versos expõe toda uma vivência, desde a sua infância na Beira, ao período que residiu na capital do País e aos últimos dias com o seu marido, João Bernardo Ferreira, que conheceu na Covilhã.
O livro, dedicado ao falecido esposo, "que meus versos já não leu", surge no seguimento de um concurso literário em que participou em 1999. "Eu nem queria concorrer, os meus filhos é que insistiram", revela. Mais tarde recebeu a notícia de que o seu trabalho tinha sido premiado "e daí a ser publicado foi apenas um pequeno passo".
Publicada pela Editorial Minerva, de Lisboa, a obra foi apresentada no sábado, 20, em cerimónia solene no Salão Nobre da Câmara da Covilhã e contou com a presença do editor Ângelo Rodrigues, da vereadora da Cultura, Maria do Rosário Pinto Rocha, e de Carlos Pinto. O edil afirmou já ter lido o livro e caracterizou os poemas como "contagiantes". Ao nível, acrescenta, "dos melhores que já li".


Por Alexandre S. Silva

Clique aqui para regressar à primeira página