CNM e Câmara unem-se
Carnaval, neve e boa mesa

O programa do Carnaval da Neve 2001 já foi apresentado. Para além dos cinco dias de festa, a Semana Gastronómica, que decorre entre 19 e 27 nos diversos restaurantes da região, promete atraiar muitos foliões.

 Por Raquel Fragata

Corsos, música, circo e performances teatrais constituem o programa do Carnaval da Neve 2001

A edição de 2001 do Carnaval da Neve, orçada em cinco mil contos, vai unir os esforços da Câmara Municipal da Covilhã e o Clube Nacional de Montanhismo (CNM), entidade que habitualmente organiza o evento. Carlos Pinto, na apresentação oficial do programa das festas, desfez a polémica entre as duas entidades. "O importante é que seja feito o melhor. Pouco importa quem organiza, se nós, se o CNM", afirma. No futuro o edil pretende que a Região de Turismo da Serra da Estrela (RTSE) e outras colectividades da cidade se associem. "A melhor forma de organizar o Carnaval da Neve é com o movimento associativo", defende Pinto.
As festividades poderão ser um bom pretexto para os apreciadores da boa mesa visitarem os restaurantes da região no decorrer da Semana Gastronómica entre 19 e 27 de Fevereiro.
O programa das festas carnavalescas decorre entre os dias 23 e 27 e arranca com o corso infantil em que participam as escolas do 1º Ciclo e Jardins de Infância do concelho. O desfile conta com um espectáculo de animação de rua, a cargo do grupo francês "Ch'ti Ganza", e vai percorrer as ruas entre o Largo da Segurança Social, Biblioteca Municipal, Rotunda do Monumento ao Operário, concentrando-se do pavilhão da Associação Nacional de Industriais dos Lanifícios (ANIL). À noite a festa continua na discoteca Ex-libris com uma performance carnavalesca que une o estilista Miguel Gigante à Associação de Teatro e outras Artes (Asta), grupo de teatro da Covilhã.
No sábado, 24, às 15 horas realiza-se na Carreira de Tiro a Garraiada. Ao mesmo tempo, no Tortosendo, vai ter lugar a prova de karting, uma prova de resistência de 6 horas com equipas de seis elementos. As inscrições para esta prova são feitas no local. Às 20 horas inicia-se a descida nocturna de ski nas pistas da Serra da Estrela. A noite é de festa no pavilhão da ANIL com as actuações dos Alunos de Apolo, e dos grupos musicais "Radical", "Semi Breve", "Atlantis" e "Ch'ti Ganza". No espectáculo estarão presentes os atletas portugueses Aurora Cunha e Rui Barros.
A eleição da Rainha do Carnaval será na discoteca Ex-libris, no dia 25, domingo, às 11 da noite. No mesmo dia à tarde o circo "Romero" vai actuar às 15 horas no Campo das Festas, a que se segue uma matiné infantil na mesma discoteca. O espectáculo terá repetição nos dias 26 e 27.
No dia 26 realizam-se os diversos bailes nas colectividades do concelho a partir das 21 horas.
Finalmente na terça feira é enterrado o entrudo. O desfile parte de Santo António até às Portas do Sol, no centro da cidade, onde se procede ao ritual da queimada que será acompanhado pelo grupo de Teatro Universitário da Beira Interior, Teatr'ubi, e pelo grupo Vitória de Sto. António.

Clique aqui para regressar à primeira página