Docente, desde 78, do Departamento de Física
Avelino Passos Morgado presta provas de agregação

Avelino Passos Morgado, Professor do Departamento de Física da UBI, é o mais recente Professor Associado com provas de agregação na Universidade da Beira Interior.

 Por Raquel Fragata

Avelino Passos Morgado durante as provas de agregação

Avelino Passos Morgado, Professor do Departamento de Física da UBI, é o mais recente Professor Associado com provas de agregação na Universidade da Beira Interior. A leccionar desde 78 na instituição, começou como professor assistente em Física na disciplina de Mecânica. Durante 15 anos foi coordenador do Departamento, conhece por dentro e por fora todos os problemas que a instituição atravessou para a montagem dos laboratórios e para a contratação de pessoal docente qualificado na área. Recorda que nessa altura foi necessário distribuir pesadas cargas horárias pelos professores existentes. Hoje, afirma, a situação é completamente diferente. "O Departamento de Física já dispõe de um corpo docente significativo e em vias de expansão através de muitos projectos de investigação que estão a ser desenvolvidos", afirma o professor associado com agregação.
Sobre a UBI pensa que dispõe de todas as condições para um crescimento pleno no futuro, mas revela alguma preocupação relativa à situação económica que tem que garantir esses objectivos.
Licenciado em Física-Química pela Universidade de Lisboa, em 1967, começou a carreira de professor na Universidade de Lourenço Marques. Mais tarde prosseguiu a investigação como aluno bolseiro na Universidade de Rutgers nos Estados Unidos da América. Em 80 doutora-se pela Universidade de Lisboa com a tese "Sistemas dissipativos macrofísicos". Entre os seus estudos estão as investigações no domínio da "Mecânica Clássica com incidência nas forças de inércia e forças giroscópicas", e, em colaboração com um investigador do "Railway Institut" de Kiev, na Ucrânia, sobre "Modelos não lineares de sistemas dinâmicos no espaço das fases e sua estabilidade".

Clique aqui para regressar à primeira página