Ang Lee
A Tempestade de Gelo
 
E eis que estreou, nas salas portuguesas, o novo e tão esperado filme de Ang Lee, o (espera-se) magistral Wo Hu Zang Long - 'O tigre e o dragão', no título português.
Por ainda não o ter visto, achei por bem sugerir aquele que é um dos melhores filmes deste realizador e que poderá ser encontrado em qualquer vídeo clube de qualidade.
A Tempestade de Gelo é um filme onde as noções de argumento, ritmo e direcção de actores, tantas vezes ignoradas, tanto do lado de lá como do lado de cá do oceano, são exploradas de forma magistral.
O argumento, forte e incisivo, arrasta o espectador no turbilhão de emoções e de vivências da classe média culta americana na época do watergate.
O ritmo do filme leva, tal como a tempestade (climatérica e psicológica) de que aqui se trata, a um crescendo de envolvência e de cumplicidade espectador - obra.
Os actores esses, mostram que são barro pronto a ser (bem) moldado, desde que por mãos hábeis. Sigourney Weaver demonstra um talento desperdiçado noutros filmes, Kevin Kline e Joan Allen vivem as personagens como se das suas próprias vidas se tratasse e Christina Ricci surpreende pela entrega ao papel.
Temos assim, nesta Tempestade de Gelo, um exemplo para a indústria e um prazer para o espectador.


por pedro homero

Clique aqui para regressar à primeira página