Howard Phillips Lovecraft


  O estranho caso de Charles Dexter Ward  

            por catarina moura

Um estranho caso, de facto. Uma história muito bem contada - Lovecraft era, acima de tudo, um narrador brilhante - este "Madness out of time" (título original) envolve-nos com a suavidade e eficácia de uma teia. Sem percebermos, enreda-nos e conduz-nos página a página, com uma avidez subtil mas consentida, sorvendo mais e mais, pormenor a pormenor, peças de um puzzle que urge completar-se.
Só o conhecia por alto até que um amigo me ofereceu este "Estranho Caso…". Como admiradora que sou da literatura fantástica (não fosse "Drácula" um dos meus livros preferidos), predispus-me de imediato a descobrir um dos seus mestres - H. P. Lovecraft - naquela que é uma das suas melhores obras de ficção, pois os seus escritos são pródigos em quantidade e nas mais diferentes áreas que os catalogam. Página a página, Lovecraft deixa o leitor progressivamente intrigado com o percurso do jovem Ward, a quem o amor à ciência conduz aos saberes ocultos e a um poder que o domina e destrói - a capacidade de ressuscitar os mortos. O horror invade por duas vezes e em duas épocas diferentes a pequena e pacata Providence, quando Ward, conduzido pelo espírito de um seu antepassado, mestre em magia negra, se apodera de uma força sobrenatural maligna e implacável, que mata sem oferecer a morte!
O suspense bem trabalhado da técnica narrativa lovecraftiana revela-se rapidamente eficaz. Mal comecei já não consegui parar. Foi uma das melhores viagens de combóio da minha vida. O já conhecido percurso pela margem do Tejo foi subitamente assaltado por novas e estranhas personagens, novos e estranhos odores, fazendo de cada sombra um prenúncio, confundindo o estremencimento do combóio com o da minha alma céptica a que aquelas palavras não deixaram indiferente.

Clique aqui para regressar à primeira página