Com obras de pouca monta
Cinema de volta ao Teatro Cine
a partir de Abril

A Câmara da Covilhã quer relançar a actividade do Teatro Cine. A programação cultural será inaugurada no 25 de Abril. Até lá os sistemas de segurança da sala não serão intervencionados e as carências persistem.

 Por Raquel Fragata

Recorde-se que a sala não está dotada de detectores de incêdio automáticos e que as saídas de emergência que dão acesso
directo à rua estão fechadas

A Câmara Municipal da Covilhã quer relançar a actividade no Teatro Cine. Apesar da falta de segurança que o espaço oferece, Carlos Pinto quer inaugurar o programa no dia 25 de Abril. Quanto às obras vitais João Esgalhado, responsável da Protecção Civil da Covilhã, afirma que não vão ser feitas a tempo e que só avançarão caso as negociações em curso com os proprietários concretizem a aquisição do edifício, facto que se crê ainda remoto. "Fazer um investimento de dezenas de milhares de contos num espaço que não é da Câmara não me parece muito viável. Se chegarmos a um bom porto nas negociações iremos fazer ali investimentos que garantirão uma remodelação dos aspectos da segurança", garante.
A programação, ao que tudo indica, vai mesmo começar a partir de Maio. No que concerne à segurança o responsável pela Protecção Civil irá garantir apenas a presença de um electricista, de técnicos responsáveis da autarquia, e solicitará a presença de membros do corpo de Bombeiros Voluntários da Covilhã em todas as sessões. Recorde-se que, tal como o Urbi noticiou na edição de 16 de Maio de 2000, a sala não está dotada de detectores de incêndio automáticos e que as saídas de emergência que dão acesso directo à rua estão bloqueadas. João Esgalhado admite que o edifício não está nas melhores condições de segurança, mas mesmo assim a autarquia quer ver a casa cheia quase diariamente.

Protocolo assinado amanhã

O protocolo entre a edilidade e Cineclube da Beira Interior (CCBI) vai ser assinado amanhã, dia 21, prevendo uma programação para vários públicos, desde teatro, música a sessões de cinema regulares.
Entretanto a autarquia vai proceder a algumas adaptações do espaço. Está prevista a colocação de aquecimento na sala e a substituição do ecrã. Carlos Pinto garante também o apoio da Câmara para a aquisição de material necessário de que o CCBI não dispõem actualmente nas suas instalações na Rua da Trapa, bem como a adaptação do existente.
Carlos Pinto garantiu já que dará luz verde ao programa que o CCBI deverá apresentar amanhã no Salão Nobre. "No dia 21 de fevereiro daremos luz verde ao programa que está a ser elaborado pelo CCBI, a ideia é apresentarmos o programa em março e arrancar em força no dia 25 de abril com a programação cultural para este ano."

Clique aqui para regressar à primeira página