Hermes leva a melhor sobre Ricardo. O Covilhã dominou durante 90 minutos, mas o Cucujães nunca baixou os braços

Ficha do Jogo

 

ESTÁDIO MUNICIPAL JOSÉ DOS SANTOS PINTO
(11-2-2001)

Árbitro:
Joaquim Lamarosa (Santarém)
Auxiliares:
Jorge Lamas e João Nunes

Sp. Covilhã - 1
Celso: Marco Cadete, Saúl, Piguita e João Miguel; Capelas, Trindade e Piteira (Filipe Avelar, 45 m); Hélder Gomes (Milton, 88 m), Túbia (Alberir, 55 m) e Hermes.
Treinador: Henrique Nunes

Cucujães - 0
Alexandre; Pedro Alves, Assis, Ricardo e Teixeira; José Alves, Lopes, Óscar (Ivan, 58 m) e Peu; Hippi (Paulo Fernandes, 70 m) e Kiki.
Treinador:
Manuel Pinho

Ao intervalo: 1-0

Marcador: João Miguel (44 m de g.p.)

Disciplina: cartão amarelo a Teixeira (13 m e 90 m), João Miguel (30 m), Kiki (37 m), Óscar (40 m), Saúl (50 m), Hélder Gomes (70 m), Trindade (79 m) e Piguita (80 m). Cartão vermelho a Teixeira (90 m).


II Divisão B - Impróprio para cardíacos
Covilhã sofre até ao fim


No Santos Pinto, o Cucujães não foi a "pera doce" que se previa. O Covilhã conseguiu os três pontos pela margem mínima.

 Por Alexandre S. Silva
NC/Urbi et Orbi

Sofridos. Assim foram os três pontos conquistados pelo Sporting da Covilhã no último domingo, 11, no Santos Pinto. Na antepenúltima posição e com apenas duas vitórias o Cucujães volta a perder mas sai da cidade serrana de cabeça erguida.
Ao contrário do que seria de prever, dado o lugar ocupado na tabela pelo adversário, o jogo nunca foi fácil para os leões da Serra. Numa tarde inspirada, Alexandre, o guarda-redes do Cucujães, negou por várias vezes o golo aos covilhanenses. Na primeira parte ficam na retina três grandes intervenções. Primeiro, aos cinco e aos nove minutos, respectivamente, sai muito bem aos pés de Piteira e Hélder Gomes quando estes se encaminhavam isolados para a baliza. Depois, na sequência de um livre apontado por Capelas, defende por instinto um cabeceamento de Piguita que leva selo de golo. O guardião forasteiro só não defendeu o penalti apontado por João Miguel aos 44 minutos, a castigar mão de um central dentro da área.
Ainda antes do intervalo, o Covilhã podia ter aumentado a contagem. Na sequência de um canto, e com Alexandre já batido, foi Assis quem conseguiu, em cima da linha, desviar o remate de Piguita, uma das melhores unidades do conjunto serrano.
No intervalo Henrique Nunes deixa Piteira nos balneários e opta pela criatividade de Filipe Avelar. O certo é que pouco ou nada mudou. O Covilhã continua a atacar, mas Alexandre estava decidido em contrariar as pretensões dos avançados leoninos. Logo aos três minutos da etapa complementar Hélder Gomes volta a ter o golo nos pés mas, pela segunda vez, não consegue ultrapassar o último homem da formação visitante.
Perto dos 60 minutos Manuel Pinho tira Óscar e faz entrar Ivan. O avançado ajuda a equilibrar o meio-campo, até aí dominado sempre pelo Covilhã, e os lances de perigo começam a aparecer. Primeiro é o próprio Ivan que remata escassos centímetros a cima da barra de Celso, e depois é Peu que atira ao poste, quase empata a partida e gela as bancadas do Santos Pinto. O Covilhã acorda e, a temer pelo incómodo resultado, parte para cima do adversário para matar o jogo. Mas, Alexandre volta a revelar-se uma muralha intransponível e, no único lance em que falhou, Assis volta a salvar em cima da linha.
Aos 90 minutos o Covilhã volta a marcar por intermédio de Hermes, com a ajuda de um central, mas Joaquim Lamarosa anula o tento por pretenso fora-de-jogo. O juiz de Santarém esteve mal ao longo de toda a partida, com especial incidência na segunda parte. Incompreensíveis os cartões amarelos a Saúl (50 m), Piguita (80 m) e a expulsão de Teixeira, já em período de compensações, por infracções bastante questionáveis. Por outro lado deixou passar algumas cargas passiveis de falta. No entanto, não teve qualquer influência no resultado final e acabou por cometer erros em benefício das duas equipas.
Apesar de escasso, o resultado chegou para averbar os três pontos e para não deixar fugir a Oliveirense que, a jogar em casa, derrotou o Alcains por 3-1.

 

Clique aqui para regressar à primeira página