Central de Compostagem para Março
Sócrates no arranque em regime de ensaio

 Por Sérgio Felizardo
NC/Urbi et Orbi

A cerimónia de inauguração da Central de Compostagem, no dia 27 de Março, contará com a presença de José Sócrates, ministro do Ambiente. Aquela unidade vai tratar anualmente 50 mil toneladas de lixo.

 

O ministro do Ambiente, José Sócrates, deverá estar presente no arranque em regime de ensaio da Central de Compostagem da Associação de Municípios da Cova da Beira (AMCB), construída na Quinta das Areias, Alcaria. 27 de Março é a data prevista para a cerimónia, conforme revelou ao Notícias da Covilhã o presidente do Conselho de Administração da AMCB, José Manuel Biscaia.
Um ano depois do que inicialmente estava planeado, "essencialmente devido a atrasos provocados pela entrada de mais municípios no sistema e vários reajustamentos", a unidade, admite Biscaia, "poderá começar a produzir composto passados 90 dias, ou seja, em Julho". O composto é o produto resultante do tratamento anual de 50 mil toneladas de lixos de todos os 13 associados (Belmonte, Fundão, Sabugal, Manteigas, Penamacor, Guarda Meda, Figueira de Castelo Rodrigo, Trancoso, Pinhel, Almeida, Fornos de Algodres e Celorico da Beira), mais a Covilhã na condição de cliente. "Pelo menos enquanto as questões que levaram o concelho a afastar-se da Associação não estiverem definitivamente ultrapassadas", acrescenta.
Entendimento com a Covilhã na mira
Um entendimento que o presidente da AMCB quer concretizar e que, acredita, pode estar próximo: "Para o bom funcionamento da Central é importante que a Covilhã integre o Sistema de Tratamento de Resíduos. Há taxas de deposição a pagar e para uma boa rentabilização do processo quanto mais toneladas entrarem melhor". Nesse sentido José Biscaia reuniu há algumas semanas, em Coimbra, com o autarca Carlos Pinto. Nas palavras do presidente da Associação, Pinto demonstrou vontade de reintegrar o grupo de associados, "desde que houvesse alterações em termos estatutários". O edil garantiu ainda que o vereador Joaquim Matias, responsável pelo pelouro do Ambiente, iria acertar todos os pormenores relativos ao pagamento da divida covilhanense para com a AMCB. São mais de cem mil contos de pagamentos em atraso relativos a deposições feitas nos últimos três anos. Biscaia já sugeriu formas de saldar a divida: "A autarquia pode pagar tudo de uma vez se assim o entender, mas, devido ao elevado montante, poderia entregar agora a quantia relativa a dois anos e também cada mês de 2001. Em 2002 faria o pagamento atrasado do ano 2000".

Clique aqui para regressar à primeira página