Recuperação do Ex-Sanatório
Souto Moura mostra projecto da futura Pousada

Mais de dois anos depois do Governo anunciar a recuperação do Ex-Sanatório o projecto está concluído. O arquitecto Souto Moura apresenta o plano de recuperação da futura Pousada das Penhas da Saúde hoje na Covilhã.

 Por Sérgio Felizardo
NC/Urbi et Orbi

Eduardo Souto Moura, Eduardo Ambar, presidente do ENATUR, e Vítor Neto, secretário de Estado do Turismo, estão hoje na apresentação do projecto da futura Pousada da Serra da Estrela

O projecto de arquitectura que vai recuperar o Ex-Sanatório dos Ferroviários e transformá-lo em Pousada é apresentado hoje, terça feira, 20, pelas 15 horas, no Salão Nobre da Câmara Municipal da Covilhã. na cerimónia estarão presentes, para além do autor do projecto, o presidente do ENATUR - Empresa Nacional de Turismo, Eduardo Ambar, e o secretário de Estado do Turismo, Vítor Neto.
Elaborado pelo arquitecto Eduardo Souto Moura, o projecto é esperado desde que, em 1998, no decorrer da iniciativa "Governo em Diálogo", o primeiro-ministro António Guterres anunciou a reabilitação do edifício e entregou a obra à responsabilidade da ENATUR. Mais tarde, em Abril de 99, o responsável pelo projecto deslocou-se ao local e garantiu que "a traça pouco comum do imóvel" não irá sofrer alterações. Pelo contrário, Souto Moura afirmava, então, que o que se pretende é "integrar e compatibilizar as intervenções com aquilo que lá está".
Uma tarefa árdua, admite o arquitecto, até porque "o que lá está" está completamente votado ao abandono e sobrevive à mercê de todos os tipos de destruição.

Recuperar um ex-libris da Estrela

Cinco anos é o prazo previsto para a conclusão dos trabalhos. Nessa altura a Pousada das Penhas da Saúde deverá voltar a ser um ex-libris da Estrela e um exemplo a seguir na oferta de turismo de qualidade.
Essa é, pelo menos, a vontade da ENATUR, que pretende devolver à Serra as imponentes e majestosas paredes de granito do edifício desenhado nos anos 30 por Cottinelli Telmo. Na opinião do presidente da Região de Turismo da Serra da Estrela (RTSE), Jorge Patrão, a recuperação vai surpreender toda a população e dotar a região de uma unidade hoteleira "de elevada categoria".
A requalificação significa, também, uma revalorização da própria paisagem serrana. O edifício está inserido na região de desenvolvimento da Estrela que, garante a ENATUR, sairá reforçada em termos de qualidade ambiental com todo o processo. Para além da vertente de lazer, a entidade pretende não perder a dimensão da saúde. Para isso a futura Pousada deverá contar com piscinas e uma área dedicada aos cuidados com o bem estar físico e psíquico dos utentes.

Clique aqui para regressar à primeira página