Jonathan Demme
O Silêncio dos Inocentes
1991 

Está quase! À data desta edição do Urbi estão a faltar exactamente quatro dias para a estreia em Portugal de 'Hannibal', a tão esperada continuação da história do Dr. Hannibal Lecter.
Para os mais curiosos, esta personagem surgiu pela primeira vez na obra 'Dragão Vermelho', do escritor Thomas Harris, livro adaptado ao cinema no filme Manhunter. Será no entanto a adaptação do livro seguinte, 'O Silêncio dos Inocentes', que trará fama à odiosa (mas cheia de charme) personagem do psiquiatra canibal, que leva a sua relação com os pacientes a um nível... de gourmet!
Enquanto não estreia a 3ª e última (?) parte da saga de Lecter, cabe aqui um relembrar da obra que marcou um retornar à velha glória do cinema de terror, ao ter arrecadado os 5 principais óscares de Hollywood no seu ano.
'O Silêncio dos Inocentes' é um trabalho de equipa fabuloso, onde argumentista, actores, director de fotografia, compositor, realizador, enfim, todos, conseguiram criar um filme magistral, um daqueles raros filmes que marcam um género e criam uma personagem imortal.
A escolha perfeita no vídeo clube, para nos situar no universo Lecteriano, a dias de o vermos expandido a novas dimensões de terror.

por pedro homero  


Clique aqui para regressar à primeira página