Carnaval da Neve
Obras no Pelourinho desviam Corso Infantil

 Por Carla Loureiro
e Marisa Miranda

O corso infantil marcou o início do Carnaval da Neve 2001. Com um percurso diferente de anos anteriores, devido às obras no centro da cidade, as cerca de 1500 crianças das escolas do 1º ciclo e jardins de infância do concelho desfilaram na passada sexta-feira. A animação de rua ficou a cargo do grupo francês de percursão Ch'ti Ganza, vindo de Roubaix, cidade geminada com a Covilhã.
Segundo a presidente do Conselho Executivo da Escola Básica nº1 - Escola da Central, Anabela Ribeiro, a organização deste corso iniciou-se em Janeiro. "Os fatos foram feitos pelos professores e meninos mais velhos", sublinha a professora.
Num trabalho que envolveu pais, professores e escola, Anabela Ribeiro só lamenta que o percurso não tenha passado no centro da cidade. "Se fosse no centro, talvez as pessoas aderissem mais". Já para a professora da Escola e Jardim da Aldeia do Souto, Isabel Correia, o percurso pelo centro da cidade seria mais cansativo para as crianças. Alegria e cor à parte, o "corso só saiu prejudicado por causa das obras no coração da cidade", afirma o vereador Joaquim Matias.
Inserido nas actividades escolares, o carnaval deste ano traduziu, uma vez mais, o imaginário das crianças. Fadas, ovelhas, cabeçudos, frutos, bonecos de neve, índios, cowboys e bobos da corte animaram um desfile que terminou no pavilhão da Associação Nacional de Industriais dos Lanifícios, onde as crianças partilharam um lanche conjunto.


mais fotos>>

Clique aqui para regressar à primeira página