Obras devem arrancar até fim do ano
Souto Moura apresenta anteprojecto

Ao lado de Eduardo Souto Moura na recuperação do antigo Sanatório dos Ferroviários para Pousada da ENATUR estará Humberto Vieira, especialista em obras de restauro. Em 2003 "renascerá" o hotel desenhado por Cottinelli Telmo.

 Por Raquel Fragata

Souto Moura (à direita) e Humberto Vieira serão os arquitectos responsáveis pela recuperação do ex-Sanatório

Ao lado de Eduardo Souto Moura, arquitecto portuense premiado internacionalmente, estará Humberto Vieira, especialista em obras de restauro. A dupla de arquitectos vai trabalhar na recuperação do Ex-Sanatório dos Ferroviários nas Penhas da Saúde.
O trabalho conjunto destes dois arquitectos foi notável, por exemplo, na recuperação do Mosteiro de Santa Maria do Bouro, no Gerês, também para a reconversão em Pousada.
A obra da nova Pousada da Empresa Nacional do Turismo, ENATUR, deve avançar até ao final de 2001. Este é um trabalho que agrada particularmente a Souto Moura visto ser possível uma quase integral recuperação do traçado original. Desta forma, em 2003 "renascerá" o hotel que Cottinelli Telmo concebeu em 1927, e que demorou 14 anos a erguer. Souto Moura interpreta este projecto do arquitecto italiano, responsável por várias construções para Salazar durante o Estado Novo, com a intenção de ali criar um hotel para doentes.
A trabalhar neste projecto há algum tempo, o arquitecto constatou que apenas terão que ser feitos alguns ajustes para a melhoria do conforto oferecido por aquele edifício austero, de fortes proporções clássicas. Criar um ambiente novo a partir do antigo é o objectivo com que Souto Moura e Humberto Vieira avançam para esta obra, que deverá chegar a um investimento de dois milhões de contos. Também a decoração contribuirá para esse efeito desejado. A futura pousada será decorada com móveis inspirados em Terrini, arquitecto italiano que foi braço direito de Mussolini.
Souto Moura garante que não vai haver um corpo novo, "que seria difícil de camuflar", mas que irá trabalhar sobre a estrutura mãe. Para isso vai proceder à demolição do pavilhão das traseiras, aumentando nesse espaço as cozinhas. Também os edifícios anexos vão sofrer o toque do arquitecto. A Casa do Médico, as garagens e edifício do pessoal, que irá manter as funções para que foi concebido, vão ser recuperados de forma a que em época baixa ou em caso de lotação do edifício principal se possa proceder ao alojamento na Casa do Médico, um espaço com mais de 300 metros quadrados.

Até 61 quartos e Health Club

Por volta das 15 horas e 30 minutos, de terça feira, 20, o Salão Nobre da Câmara Municipal da Covilhã encheu-se de convidados para assistir à apresentação do anteprojecto do antigo Sanatório dos Ferroviários, que deverá converter-se numa das mais importantes estruturas hoteleiras a nível nacional. Assim vaticinam os especialistas e envolvidos no projecto.
As obras vão iniciar, conforme prevê o calendário, até ao final do ano e deverão estar concluídas em 2003. Nessa altura, a Serra da Estrela disporá de mais 35 quartos duplos, 16 suites, cinco quartos familiares (podendo converter-se em 10 individuais) e uma suite presidencial para o turismo.
Vítor Neto, secretário de Estado do Turismo, adiantou que as entidades locais se devem centrar na "focagem da sua melhor imagem de marca". "A Serra da Estrela está madura para dar um salto em frente no desenvolvimento do Turismo. O turismo está a crescer vertiginosamente e os empresários têm perante si desafios muito fortes."
Para além do alojamento, a Pousada da Serra da Estrela fica dotada de uma Health Club, salas de reuniões e espaços para conferências que servirão a população covilhanense e turistas. Este e o parque de estacionamento, com capacidade para 50 a 60 carros, serão as únicas construções de raiz. O Health Club será construído numa cota inferior, aproveitando a própria natureza do solo, não interceptando a vista sobre o vale. Esta estrutura será composta por jacuzzi, ginásio e uma piscina com paredes envidraçadas amovíveis.
O parque de estacionamento será subterrâneo, com arborização na frente para tapar a visibilidade. No meio das árvores irá surgir um jardim de esculturas com luzes, feitas de betão revestido a ferro, que traçam o percurso entre a entrada e o Health Club.
Souto Moura irá ainda mexer nos solários do último piso recuperando-os. Souto Moura, ao estudar os projectos de Cottinelli Telmo, descobriu ali uma desacordo arquitectónico não compatível com a tradição do autor. O aproveitamento daquele espaço, interpreta Souto Moura, fica a dever-se à grande vaga de doentes que necessitavam de ser acolhidos no Sanatório.

Clique aqui para regressar à primeira página