Na Venezuela, o Coro Misto interpreta música popular portuguesa e diversos temas do seu repertório habitual

Cipriano compõe para filme mudo

A Associação Cultural da Beira Interior (ACBI) vai integrar um projecto do Cine Clube da Beira Interior (CCBI) que prevê o acompanhamento musical ao vivo de quatro filmes que marcaram o cinema mudo.
À ACBI cabe a banda sonora para "O homem da câmara de filmar" (1929), da autoria de Dziga Vertov. A música vai ser composta pelo maestro Luís Cipriano e interpretada pelo Coro Misto da Covilhã e Orquestra da EPABI. O produto final será gravado em disco.
É a segunda incursão dos músicos covilhanenses na sétima arte, depois de, em 1995, no âmbito das comemorações dos 100 anos do cinema, terem musicado "A princesa das ostras".


A convite da Universidade de Carabobo
Coro Misto canta na Venezuela


São quatro concertos em três localidades venezuelanas. A mini-digressão decorre de 14 a 21 de Abril e já está a movimentar a comunidade portuguesa emigrada naquele País da América Central.

 Por Sérgio Felizardo
NC/Urbi et Orbi

O Coro Misto da Covilhã prepara-se para actuar no próximo mês de Abril na Venezuela. A mini-digressão pascal de quatro datas está marcada para a semana de 14 a 21 e é organizada pela Universidade de Carabobo. Estado situado a 200 quilómetros de Caracas, capital do País, e onde se desenrolou a batalha que ditou a independência venezuelana.
Em declarações ao NC, o maestro Luís Cipriano, presidente da Associação Cultural da Beira Interior (ACBI), entidade promotora do Coro, adianta que a digressão engloba dois concertos na cidade de Valência (capital do Estado), um em Maracai e outro em Pueblo. Os espectáculos serão repartidos em duas partes, com a primeira dedicada à interpretação de temas de música popular portuguesa e a segunda focada no repertório habitual do grupo. Para além da música, a digressão vai ser marcada por uma forte componente social. Num País onde a comunidade de emigrantes portugueses é bastante relevante, o Coro Misto, constituído por 36 elementos, tem já em agenda três aparições em canais de televisão locais, diversas entrevistas para jornais e rádios e sete recepções oficiais.
A primeira recepção está marcada para o dia 15, domingo de Páscoa, no Clube Madeirense. Um convite dos empresários da Madeira ali radicados e que vai ser aproveitado para descansar da viagem e fazer o primeiro ensaio. No dia seguinte, segunda-feira, 16, a comitiva é recebida no Salão Nobre da Universidade de Carabobo pelo Reitor da instituição. "Aí vamos aproveitar para apresentar slides e pequenos filmes sobre Portugal e, especialmente, sobre a Covilhã e a região em que se insere"", salienta Cipriano. Ainda sem datas definidas estão as recepções com a ministra da Cultura da Venezuela, com o presidente da Câmara de Valência e Governador do Estado de Carabobo, com o embaixador português em Caracas e com o cônsul de Portugal em Valência, Manuel Malheiro Dias.
Madrid a 3 e 4 de Março
A digressão, "marcada em tempo record" pelos organizadores venezuelanos, é, na opinião do maestro, "uma prova de que o Coro e a Associação atravessam um bom momento em termos de actividades e representa mais uma excelente oportunidade para levar a cultura covilhanense além fronteiras". Recorde-se que, como o NC anunciou na edição de 19 de Janeiro, na próxima semana, sexta-feira 2 de Março, o Coro Misto, acompanhado pela Orquestra de Cordas da EPABI, parte para Madrid, onde vai actuar em duas Missas. A primeira decorre no sábado, 3, pelas 19 horas, na Basílica do Mosteiro do Escorial. A segunda tem lugar no dia 4, domingo, às 11 horas, na Basílica do Vale dos Caídos.
Luís Cipriano lembra que estes "são dois dos mais importantes monumentos do país, cuja programação musical é decidida, em ambos, pelos respectivos "Mestres de Capela": "São eles que decidem quem canta e o que se canta". A aceitação das actuações do grupo covilhanense, exclusivamente dedicadas a Mozart, são fruto de uma visita do maestro aos dois locais e do conhecimento por parte dos mestres da digressão palestiniana efectuada em 1999.

 

Clique aqui para regressar à primeira página