Mário Barradas encena no Teatro das Beiras
"A Escola dos Maridos" estreia dia 28

Mário Barradas veio de Évora para encenar " A Escola dos Maridos" de Molière, uma das três produções do Teatro das Beiras, para este ano. A estreia está prevista para o próximo dia 28 de Fevereiro, permanecendo a dúvida do local a estrear: Covilhã ou Castelo Branco.

 Por Cristina Marques

Mário Barradas está na Covilhã para encenar Moliés

O encenador Mário Barradas veio de Évora há cerca de mês e meio. Chegou, observou e propôs um dos clássicos de maior sucesso do século XVII: "A Escola dos Maridos". Esta peça de Molière, poucas vezes encenada em Portugal, foi escolhida a dedo por se enquadrar na realidade do Teatro das Beiras, já que o elenco se adapta perfeitamente às oito personagens da peça.
"A Escola dos Maridos" é um espectáculo que será apresentado ao público como "um ensaio feito hoje, por uma companhia de hoje, que está a fazer um clássico do século XVII", refere o encenador Mário Barradas. A grande novidade prende-se com o facto de tudo isto ser introduzido progressivamente, como se de um ensaio se tratasse.
Durante cerca de hora e meia, o público vai assistir à história de um tutor de uma menina que quer desposá-la, mas que irá passar por uma série de contrariedades.
"A peça é muito interessante, já que tem referências de ordem social e crítica de costumes", acrescenta Mário Barradas.
O espectáculo irá estrear no último dia do mês de Fevereiro, embora se encontre por definir o local da estreia: Covilhã ou Castelo Branco.
Mário Barradas deixa ainda um conselho: "as pessoas têm obrigação de ir ao teatro. Há cerca de 200 anos, em França, dizia-se que o teatro era a escola primária dos homens esclarecidos".

Clique aqui para regressar à primeira página