Direcção Regional de Educação revela
Direcção Regional de Educação revela

A Direcção Regional de Educação do Centro (DREC) revelou na semana passada à agência Lusa dados preocupantes relativos ao abandono da escolaridade obrigatória. Segundo aquela fonte, cerca de 1000 crianças nos distritos de Castelo Branco, Guarda, Coimbra, Leiria, Viseu e Aveiro abandonam anualmente a escolaridade obrigatória.
A DREC mostra-se apreensiva com os dados e nota que muitos deles voltam à escola através de esquemas específicos de reinserção. Os responsáveis interpretam a situação associada a factores de tradição nómada das famílias destes alunos, em muitos casos de etnia cigana.

ACICCBP promove
Curso de Avaliação do Património

Realiza-se no próximo mês de Março um curso de formação sobre "Avaliação do Património" promovido pelo Centro de Recursos em Conhecimento da Associação Comercial e Industrial dos Concelhos de Covilhã, Belmonte e Penamacor (ACICCBP).
Este curso, destinado a técnicos ligados ao sector da construção civil e instituições ou empresas interessadas em formar quadros qualificados para a valorização patrimonial, decorrerá nas instalações da Universidade da Beira Interior entre os dias 16 e 20 de Março. A orientação está a cargo de Eduardo Salinas, professor da Universidade Politécnica de Valência e consultor da UNESCO.
As inscrições estão abertas até ao dia 9 de Março na sede da ACICCBP.

Ensino para adultos em análise por técnicos da UE

Uma equipa de técnicos da União Europeia visitou na sexta feira, 23, várias escolas do distrito. Ao abrigo do Programa Sócrates-Arion, a equipa pretende estudar os vários projectos de educação de adultos na região tendo em vista a aproximação dos diferentes níveis de ensino nos diferentes países ao nível europeu. Para além de Castelo Branco, a equipa desloca-se a Aveiro e Pombal.

Da Covilhã para Timor

Laleia é o nome da campanha de recolha de material escolar e máquinas de costura destinada à população da cidade natal de Xanana Gusmão - Laleia.
Esta campanha surgiu com o intuito de ajudar a população a reconstruir a cidade destruída pelas milícias. Para satisfazer algumas das carências mais básicas desta população está prevista a construção de um Pavilhão Multiusos, que incluirá uma escola e um posto médico, entre outros.
A Associação Covilhã-Laleia, juntamente com várias escolas e instituições recreativas, realizará dia 2 Junho, na Covilhã, uma Feira Medieval com o objectivo de tornar real o sonho do povo de Laleia voltar a ter a sua cidade reconstruída.

Clique aqui para regressar à primeira página