Novas ferramentas para alunos de Comunicação
Nasceu a Tubiweb

Os alunos finalistas dos cursos de Matemática-Informática e Ciências da Comunicação juntaram-se para criar uma ferramenta destinada os jornalistas dos novos meios on-line. A partir de agora é mais fácil colocar notícias na Internet, quer em formato escrito, quer em formato vídeo.

 Por Helena Machado


http://www.tubi.ubi.pt/

A partir de agora os alunos de Ciências da Comunicação podem inserir notícias na TUBIWEB - Televisão On-Line da Universidade da Beira Interior, sem ter de dominar programas de edição web. Para isso muito contribuíram os alunos finalistas de Matemática-Informática que no âmbito do cadeira de Projecto conceberam uma ferramenta cuja finalidade é facilitar a vida aos jornalistas.
Pedro Martins, aluno finalista de Matemática-Informática e um dos responsáveis pelo projecto, explica que após analisar as necessidades dos alunos do curso de Ciências da Comunicação, ou seja as pessoas que iriam utilizar a ferramenta, partiram para a fase de desenvolvimento da ideia.
No dia da apresentação pública do projecto, os autores quiseram comprovar a facilidade de utilização desta ferramenta e solicitaram a ajuda de Marisa Miranda, aluna de Comunicação. Na opinião de Marisa Miranda, "a TubiWeb é de muito fácil acesso, e vem facilitar o trabalho dos jornalistas. Numa fracção de segundos, a notícia está disponível na Internet".
Para Paulo Moura, orientador do projecto, "os objectivos foram atingidos e neste momento o sistema está a funcionar em pleno". Para além da TUBI, pretende-se no futuro alargar a aplicação desta ferramenta ao Urbi@Orbi - jornal on-line.

Clique aqui para regressar à primeira página