José Saramago

                     
                               
Todos os nomes

                                               "Conheces o nome que te deram,
                                              não conheces o nome que tens..."
                                                                       
Livro das Evidências

 

 



por anabela machado

José Saramago tem o dom de escrever como quem conversa com o leitor. Deixa transparecer em longos parágrafos, quase sem pontuação, a oralidade, a reflexão e o monólogo interior.
Na obra A Caverna, nesta e em todas as outras, de uma forma mais ou menos evidente, Saramago põe em questão um problema fundamental da nossa sociedade, onde o Parecer é mais importante que o Ser. Vivemos num mundo de aparências e Saramago mostra com a sua mestria um mundo imaginário mas tão real...
Todos os Nomes conta a história de um homem que trabalha numa Conservatória Geral de Registo Civil. Lá, onde os vivos e os mortos não passam de simples pedaços de papel escritos, é a "casa" do Sr. José, personagem principal. Sr. José é um homem maduro e só, vive paredes meias com o edifício da Conservatória. Para passar o tempo livre colecciona informações de gente famosa. Um dia por engano, ou por força do destino agarra num verbete de alguém desconhecido: uma mulher de trinta e poucos anos. É então que dá início a uma cerrada investigação para encontrar esta "ilustre desconhecida". Num jogo onde tudo é permitido este homem consegue encontrar o que tanto procura. Encontra a mulher, não viva, mas morta. Ao que parece suicidou-se.
Uma história fabulosa bem ao estilo de Saramago e que vale a pena ler.

Clique aqui para regressar à primeira página