Organização do IPJ e Grupo Vatão
Ciclo de Teatro para jovens

Começa hoje, dia 6, e vai até ao final do mês de Março o II Ciclo de Teatro para a Infância e Juventude. A organização é da delegação de Castelo Branco do Instituto Português da Juventude e do Grupo de Teatro Vatão.

 NC/Urbi et Orbi

Lopes Marcelo (à esquerda) e Francisco Abreu (ao centro)
são os mentores de um projecto que pretende levar o teatro ao público jovem

A Delegação Regional do Instituto Português da Juventude (IPJ) e o Grupo de Teatro Vatão, de Castelo Branco, vão organizar, entre os dias 6 e 30 de Março o II Ciclo de Teatro para a Infância e Juventude. O Auditório do IPJ vai receber, todas as terças e quartas-feiras, os espectáculos a cargo de algumas companhias da região como, "A Carroça" de Alcains, o grupo Vatão, ETAPA, Teatro das Beiras e ainda o Teatro de Animação de Lisboa.
O delegado do IPJ albicastrense, Francisco Abreu, explica ser muito "importante levar o teatro ao público jovem", dado que, acrescenta, "os mais novos têm sido pouco acarinhados neste particular". O objectivo é essencialmente "criar algo de novo para a faixa etária, no sentido de se criarem hábitos mais salutares, desde a infância".
Para Lopes Marcelo, do Grupo Vatão, a parceria com o IPJ vem satisfazer um desejo antigo. Marcelo não tem dúvidas que "há sempre público para o teatro, mas este, por vezes, não existe para essas pessoas". Por isso mesmo, a intenção futura da companhia albicastrense é tornar-se profissional. "Há muitas possibilidades de termos teatro na cidade", conclui.
O Festival começa hoje e amanhã com a a ctuação do Teatro de Anomação de Lisboa que apresenta a "História da Lua e Almofada". Dias 13 e 14, é a vez da Carroça, subir ao palco com a peça "A Verdadeira História da Batalha de Aljubarrota". Uma semana depois, o grupo ETAPA encena "Uma Casa no Campo". O Grupo Vatão actua nos dias 22 e 23 com "O Principezinho". O Teatro das Beiras apresenta a 29 e 30 de Março o "Auto da Índia".

Clique aqui para regressar à primeira página