Agência Lusa na escola
Afonso de Albuquerque analisa
novas tecnologias da informação

 NC/Urbi et Orbi

A LUSA, agência de notícias, promoveu na Escola Secundária Afonso de Albuquerque (ESAA) uma exposição de fotografia ilustrativa dos acontecimentos mais marcantes dos últimos 25 anos do século XX. A iniciativa integrou-se na comemoração dos 150 anos da fundação do Liceu Nacional da Guarda, actual ESAA. Na cerimónia de encerramento, que decorreu na sexta-feira, 23 de Fevereiro, na Biblioteca Virgílio Ferreira da ESAA, estiveram o presidente do Conselho Executivo daquele estabelecimento, António Soares, o presidente da LUSA, Manuel Pedroso Marques, o director adjunto de informação da agência, Fernando Trigo e o comandante da GNR do Centro, major general Monteiro Valente.
Para António Soares, a exposição "permitiu aos alunos de comunicação, em particular, e a todos em geral, ver mais de perto a forma como a notícia é construída e como as tecnologias podem servir para a elaboração da mesma. Constitui, simultaneamente, uma forma de motivar futuros alunos para uma área que já tem alguma tradição na Escola".
A questão da segurança na Secundária Afonso de Albuquerque foi também abordada no encontro. Monteiro Valente lembrou, na sua intervenção, que "a interacção social só pode resultar se contar com os vários actores sociais. É importante consciencializá-los para a sua segurança". Deste modo, o comandante considera fundamental a promoção de protocolos de cooperação, como a Escola Segura, cuja actividade se centre na segurança. "Não basta haver mais polícias, é necessário maior envolvência social para a resolução efectiva dos problemas. Na nossa sociedade não existem hábitos de segurança. A aposta na escola deve ser dirigida aos jovens e à cidadania, como espaço privilegiado de socialização", alerta Monteiro Valente. No entanto, segundo o major, "para que estes objectivos sejam alcançados é importante a colaboração dos órgãos de Comunicação Social, que devem transmitir a informação e respeitar o rigor deontológico profissional".

LUSA Online

Ainda na cidade da Guarda, os responsáveis da LUSA reuniram durante a tarde, com os órgãos de comunicação locais para apresentarem o novo serviço noticioso "LUSA Online", disponível dentro de três meses. "Um só serviço para todos os órgãos de informação", refere Manuel Pedroso Marques. "A evolução tecnológica proporciona um serviço especializado, adequado aos vários órgãos e divide as notícias conforme as necessidades de cada meio de comunicação", acrescenta.
Dado que a imprensa regional possui fracos recursos económicos e diminutos recursos humanos, o presidente da LUSA considera que estes serviços podem ser uma mais valia, ao disponibilizarem um serviço generalista com notícias agrupadas por distrito. "O cliente tem acesso à informação numa perspectiva regional, disponibilizada em tempo real, com a vantagem de poder aceder a fotografias actualizadas", afirma Pedroso Marques. Para o director, quanto mais evoluída é a ciência, mais fácil é a comunicação. "A conjugação da globalização com a personificação da informação constitui o grande desafio da comunicação, mais simplificado com a evolução da ciência e a tecnologia".

Clique aqui para regressar à primeira página