V Ciclo de Jazz da Guarda
Março "sul americano"

 NC/Urbi et Orbi

O quinto Ciclo de Jazz da Guarda, promovido pela Câmara Municipal, teve início na passada quarta-feira, 7, no Auditório Municipal, com a actuação da Orquestra de Jazz de Matosinhos, dirigida por Pedro Guedes e Carlos Azevedo. Com vista à criação de uma identidade própria, a Orquestra interpreta standards de jazz e pretende, num futuro próximo, ser um espaço aberto a compositores através da encomenda de obras e arranjos elaborados para esta formação especifica.
No primeiro dia do Ciclo subiram ao palco os Havana Jam de Cuba, com um convidado brasileiro. Fundador do Festival de Jazz da capital cubana, em conjunto com Arturo Sandoval, Paquito d'Rivera, entre outros, graduado em Orquestração pelo Berklee College of Music, o baixista e contrabaixista cubano Pedro Luis Martinez, com o seu Quinteto Havana Jam, apresentou o seu mais recente trabalho lançado em Portugal ? o disco "Havana Jam com Estrellas de Cuba".
Do Quinteto fazem parte outros excelentes músicos cubanos, como Osvaldo Pegudo, um dos melhores percussionistas da América Central na actualidade. Hector Marquez na bateria e timbales, com largos anos de experiência a tocar nas melhores orquestras de Cuba. Olivio Pino no piano, um jovem cuja ainda curta mas prometedora carreira já o levou a trabalhar com alguns dos melhores músicos do país de Fidel Castro, como Chucho Valdés. E, por último, Pepito González na voz, um cantor que nasceu e cresceu entre os melhores intérpretes do folclore cubano.
Os Cross Roads apresentam o seu espectáculo na noite de quarta-feira, 14. O swing de Duke Ellington, o bebop de Dizzy Gillespie, o blues de B.B. King, o samba e a bossa nova de Jobim, a soul de Stevie Wonder, entre muitos outros estilos, representam expressões musicais afro-americanas resultado dos movimentos de povos e culturas durante séculos de cooperação e conflito na procura de uma vida nova numa terra nova. Apesar da variedade dos ritmos, eles têm um factor em comum que os define: a América. Difundida pelo mundo inteiro através das tecnologias tornou-se a primeira "World Music" conhecida e apreciada por povos em todos os cantos do planeta, encorajando outras culturas a abrir portas à fertilização de outras músicas.
Este ciclo prossegue até quarta-feira, 28, e integra ainda a participação das bandas Fanfarra Mand'Je, Quinteto André Fernandes o duo Jean- François Lezé/Telmo Marques e YdBand.

Clique aqui para regressar à primeira página