SPZC promove
Professores visitam Oleiros

"Por terras de Oleiros" é o nome do roteiro histórico-cultural promovido pelo Departamento de Docentes Jubilados do Sindicato dos Professores da Zona Centro (SPZC) e que terá lugar na quinta feira, 15 de Março.
A Igreja Matriz de Estreito e as oficinas dos teares, no concelho de Oleiros, são pontos de visita durante a manhã. Ao final da manhã os professores serão recebidos na Câmara Municipal de Oleiros, de onde partem para um visita à vila e à Igreja Matriz, considerada monumento de interesse nacional. Durante a tarde tem lugar um passeio na paria fluvial do Açude Pinto. As visitas terminam no Parque Eólico.

Ensaio da Central de Compostagem no início de Abril

A primeira semana de Abril vai marcar o arranque em regime de ensaio da Central de Compostagem da Associação de Municípios da Cova da Beira (AMCB).
Segundo adiantou o presidente do Conselho de Administração da Associação, José Manuel Biscaia, "a peça que, neste momento, está a atrasar o processo, chega ainda esta semana, o que permite concluir a obra na última semana de Março". Como o Notícias da Covilhã adiantou na edição de 16 de Fevereiro, o ministro do Ambiente, José Sócrates, marca presença no arranque da Central.

Foz Côa - Mergulhadores falham retirada
Garrafas de vinho continuam nas águas do Côa

A falta de material adequado foi a principal causa apontada para a falha do trabalho dos mergulhadores na retirada, de um contentor com 500 garrafas de vinho do fundo do Rio Côa.
Segundo o presidente da Adega Cooperativa de Foz Côa, Abílio Pereira, a iniciativa falhou devido à inexistência de material apropriado, nomeadamente para descompressão e oxigenação. Apesar de frustrada, a cerimónia contou com a presença do ministro da Agricultura, Luís Capoulas Santos, o ex-ministro da Administração Interna, Fernando Gomes e o ex-ministro social-democrata Laborinho Lúcio. Depositadas ali há dois anos, em embalagens de aço inoxidável, na primeira experiência mundial de envelhecimento vinícola em meio subaquático, as garrafas estão submersas a 20 metros de profundidade, junto à ponte do Côa.
O vinho é tinto, de 1997, com 70 por cento de touriga nacional como casta dominante. Em homenagem aos homens que há 20 mil anos fizeram as gravuras do vale do Côa, agora Parque Arqueológico classificado de Património Mundial e, também, ao povo timorense, o líquido foi "baptizado" de "Côa Loro Sae".

Clique aqui para regressar à primeira página