No distrito de Castelo Branco
Centros de Saúde atendem dois terços da população

O movimento assistencial nos centros de saúde do distrito registou quase 686 mil consultas em 2000. Número que representa mais de 142 mil utentes, 66 por cento da população.

 NC/Urbi et Orbi

O atendimento nos 11 centros de saúde do distrito registou 685 mil 990 consultas

Durante o ano 2000, os onze centros de saúde que compõem a Sub-Região de Castelo Branco desenvolveram "uma actividade assistencial que pode ser considerada positiva", considera José Manuel Sanches Pires. O director dos Serviços de Saúde daquele organismo não deixa, no entanto, de apontar que "a prestação poderia ter sido melhor, caso os médicos da carreira de Clínica Geral disponibilizassem todo o seu horário para trabalho no seu Centro". Só no Amato Lusitano, em Castelo Branco, lembra o responsável, "há 13 destes médicos que dão 12 horas por semana para o Serviço de Urgência". O que na prática corresponde a um total de 156 horas semanais que podiam ser rentabilizadas em mais "31 consultas por semana" nos centros de saúde. Com estas horas, acrescenta Sanches Pires, "só no Centro de Castelo Branco podiam ser observados, pelo menos, mais 110 doentes por dia".
Dado que esta produtividade "extra" dos profissionais de Clínica Geral não pode ser contabilizada nos centros de saúde, mas sim nos hospitais, o director considera "injustas" algumas críticas que têm vindo a público sobre a eficiência dos serviços. As actividades assistenciais nos centros, acrescenta, "não se limitam às consultas curativas. Outra das suas funções, não menos importante, é prevenir as próprias doenças". Para esse efeito tem sido desenvolvida uma multiplicidade de tarefas que passam pela realização de acções de educação para a saúde e pelo desenvolvimento de consultas específicas na área do planeamento familiar, saúde materna, pediatria, desenvolvimento psico-motor, alcoologia, desabituação tabágica, psico-profilaxia do parto e apoio domiciliário integrado.

Os números de 2000

Assim, relativamente ao ano 2000, os números do movimento assistencial nos 11 centros de saúde do distrito, segundo dados fornecidos pela Sub-Região de Saúde de Castelo Branco, registam um total de 685 mil 990 consultas. Um valor que aponta para uma média de 16 mil e 300 consultas semanais e 21 por cada médico. No que se refere a especialidades, são 533 mil 516 consultas na área da medicina curativa, 88 mil 924 no Serviço de Atendimento Permanente, 44 mil e 200 no campo da saúde infantil, quase 13 mil em planeamento familiar e seis mil e 300 em saúde materna.
No que se refere à Cova da Beira (Fundão, Covilhã e Belmonte), o total de consultas foi de 259 mil 502. Uma média de mil 235 por dia e 19 por médico. Na zona sul do distrito, numa área que envolve os centros de saúde de Penamacor, Idanha, Castelo Branco, Vila Velha de Ródão, Proença-a-Nova, Oleiros, Sertã e Vila de Rei, o número total aponta para as 426 mil 488 consultas, a uma média de duas mil e 30 por dia e 23 por médico.
No total, 19 mil 740 crianças foram observadas num universo de 142 mil 863 utentes atendidos. Valor que significa que 66,5 por cento da população total do distrito recorreu, pelo menos uma vez, à consulta dos centros de saúde.

Clique aqui para regressar à primeira página