V Jornadas de Química Industrial 
Os novos caminhos da Química

Decorreram nos passados dias 9, 10 e 11, as V Jornadas Nacionais de Química Industrial. Uma iniciativa organizada pelo núcleo de Estudantes de Química e Bioquímica da UBI, Ubiquímica.

 Por Lénia Rego

Joanares de Melo, docente e orador nas Jornadas

O anfiteatro 6.1 da UBI foi o local escolhido pelo Ubiquímica para a realização das V Jornadas Nacionais de Química Industrial. Uma iniciativa que teve por objectivo "a projecção do curso de Química Industrial e de Bioquímica a nível nacional", como afirma Pedro Nunes, presidente do Ubiquímica.
Nestas jornadas estiveram presentes cerca de 140 participantes, o que agradou à organização do evento. "O anfiteatro foi estando mais ou menos cheio, consoante os dias e consideramos foi uma boa participação", concluí o presidente do Ubiquímica.
Assuntos como processos químicos, polímeros, vacinas de DNA, biotransformações e tratamentos ambientais cativaram os presentes. "Uma selecção de temas de maior interesse, conteúdo científico e actualidade", refere Pedro Nunes. Mas as preferências dos presentes viraram-se essencialmente para o painel apresentado por Gabriel Monteiro, docente do Instituto Superior Técnico que explicou o processo das vacinas de DNA. "É um tema bastante actual e um novo método de vacinas que desperta curiosidade", comenta Vítor Saraiva, aluno de Química Industrial.

Alunos investigam

A tarde de domingo foi integralmente preenchida com a apresentação dos projectos de investigação de alunos. Um trabalho desenvolvido ao longo do ano e que nem sempre apresenta os resultados pretendidos. "Obtivemos alguns resultados, no entanto nem todos foram satisfatórios", comenta Catarina Gomes, uma das alunas finalistas. Para a realização deste estudo contaram com o apoio de professores orientadores. "A minha orientadora propôs-me um projecto, deu-me alguns artigos e material para eu começar a trabalhar e iniciou-me no laboratório com as técnicas", confessa Rui Miguel Silva, finalista.
Apesar de todo o esforço da organização, estas Jornadas não decorreram na perfeição. "As jornadas foram muito difíceis de preparar. Houve muitos pormenores que foi preciso pensar bem e tenho que admitir que outros falharam", confessa Marta Santos, aluna do 2º ano de Bioquímica e membro da organização. Uma dessas falhas prende-se com a não comparência de alguns oradores, um problema que foi minimizado graças à colaboração de alguns convidados que se prontificaram a abordar os assuntos que seriam apresentados pelos oradores em falta.
De qualquer forma a organização faz um balanço muito positivo desta iniciativa, já que pela primeira vez foi possível mostrar um pouco da investigação desenvolvida na UBI.

Clique aqui para regressar à primeira página