Febre Aftosa
Animais não estavam doentes

 Por Raquel Fragata

O primeiro caso de suspeita de febre aftosa no território nacional foi detectado no Monte Serrano, freguesia do Ferro, concelho da Covilhã. Os animais, dois bovinos, aos quais foi detectada a presença de anti-corpos da febre aftosa, foram abatidos na quinta feira, dia 15.
A ordem de abate foi dada pelo ministro da Agricultura, Capoulas Santos. Dez vacas, cinco cabras e cinco ovelhas foram abatidos, queimados e enterrados como medida de precaução. Cerca de três mil e 700 contos é o prejuízo que José António Quaresma, proprietário dos animais, contabiliza.
Entretanto, Rui Moreira, director regional da Agricultura da Beira Interior (DRABI), garantiu que "não há nenhum foco de febre aftosa". Os testes realizados aos dois animais no Laboratório de Referência de Febre Aftosa de Brescia, em Itália, revelaram-se negativos quanto à presença da doença. A doença, sabe-se, não representa perigo para o homem mas tem efeitos devastadores entre os animais pelo seu elevado grau.de contágio e o seu tempo de incubação vai dos 2 aos 14 dias.
A propriedade de José António Quaresma vai permanecer sob sequestro, e todas as propriedades e animais num raio de três quilómetros, durante os próximos 15 dias.
No Reino Unido, desde o início das operações de abate, já foram sacrificados mais de 130 mil animais.
Perante este panorama, Capoulas Santos defende a interdição de qualquer circulação animal, durante 15 dias, entre os Estados membros da União Europeia. O encerramento unilateral das fronteiras portuguesas é uma hipótese recusada pelo ministro.

Clique aqui para regressar à primeira página