Solidariedade
"ReAgir" contra a pobreza

 NC/Urbi et Orbi

Depois do "Portas do Sol", a Santa Casa da Covilhã lança novo projecto de luta contra a pobreza. O "ReAgir" contempla S. Martinho e Santa Maria, mas está aberto a residentes de outras freguesias.

As freguesias de São Martinho e Santa Maria, na Covilhã, vão ser o campo de acção do mais recente projecto de luta contra a pobreza promovido pela Santa Casa da Misericórdia. Denominado "ReAgir", o diploma foi aprovado a 29 de Dezembro de 2000 pelo ministro do Trabalho e da Solidariedade, Ferro Rodrigues, depois de apresentada a candidatura junto do Comissariado Regional do Sul de Luta Contra a Pobreza. A primeira reunião entre a Santa Casa, entidade gestora, e o Concelho de Parceiros, composto por mais 15 instituições, decorreu a 16 de Fevereiro e delineadas ficaram já as estratégias de actuação para o desenvolvimento do projecto.
A escolha recaíu sobre São Martinho e Santa Maria, explicam os responsáveis, por se tratar de uma zona caracterizada pela degradação habitacional, por uma forte concentração de problemas sócio-económicos e por uma elevada incidência do fenómeno da pobreza e da exclusão social. A população-alvo é constituída por idosos, mulheres desempregadas em idade activa, jovens, famílias monoparentais, toxicodependentes, alcoólicos e beneficiários do Rendimento Mínimo Garantido.
Com a aplicação do projecto, o Concelho de Parceiros espera assegurar a integração social e económica da população, criar condições de bem-estar social, favorecer a mudança e o desenvolvimento, bem como valorizar e reabilitar o centro urbano da Covilhã. Para a concretização de tais objectivos, a Santa Casa vai promover várias actividades que passam pela beneficiação de casas degradadas, accções de formação profissional, promoção de cursos de alfabetização de 1º e 2º Ciclo e dinamização da educação extra-escolar nas áreas de bordados, culinária, pintura, arraiolos e corte e costura. Numa espécie de seguimento do trabalho efectuado pelo anterior projecto "Portas do Sol", está prevista a criação de um Gabinete de Apoio Social e de um Centro de Recursos Humanos composto por um Gabinete de Avaliação e Orientação Profissional e por um Clube de Emprego. Projectado está também um Centro de Convívio para idosos, com o objectivo de dinamizar actividades de animação cultural.
Apesar de incidir especificamente sobre São Martinho e Santa Maria, o "ReAgir" prevê, mediante critérios definidos pelo Concelho de Parceiros, a inclusão de moradores de outras freguesias. Entretanto, enquanto não é aplicado o plano, está a ser efectuado um levantamento socio-habitacional junto da população residente na área de intervenção, através de inquéritos por questionário. Uma tarefa realizada por alunos da Universidade da Beira Interior, um dos parceiros do projecto.

Clique aqui para regressar à primeira página