Escola EB 2/3 de Silvares promove Dia do Euro
Euro explicado às crianças

 Por Cristina Marques

A escassos meses da substituição da moeda nacional, a Escola EB 2/3 de Silvares realizou no dia 15 de Março uma sessão de esclarecimento e sensibilização para o Euro. Alunos, professores e funcionários estiveram bem próximos da realidade da moeda única, comprando o lanche ou mesmo material escolar em euros.

Tiago Machial, 11 anos, aluno da Escola EB 2/3 de Silvares, começa o dia trocando os 120 escudos que gasta diariamente pelo seu equivalente em euros: 60 cêntimos. No bar fez o seu pedido habitual: "é tudo igual, só se paga com outra moeda, mas as coisas custam o mesmo preço".
Tal como ele, todos os alunos passaram pela Banca de Conversão que, aberta logo pela manhã, foi o primeiro passo para fazer deste 15 de Março o Dia do Euro. A iniciativa foi repetida pela segunda vez mas alunos, professores e funcionários receberam-na com o mesmo entusiamo, depressa trocando os seus escudos por alguns cêntimos impressos em cartolina.

Contagiar adultos sensibilizando as crianças

Ao longo do dia os alunos puderam assistir a duas intervenções de apresentação do euro, nomeadamente para o 3º ciclo, durante a manhã, e para o 2º ciclo durante a tarde. Estas sessões de esclarecimento tinham como grande objectivo "sensibilizar as crianças para o facto de a utilização dos euros já estar próxima e assim contagiarem também os seus familiares", explica o vice-presidente do Conselho Executivo, Benjamim Luciano.
No final do dia, a Banca de Conversão voltou a funcionar, mas desta vez para trocar os euros que não se gastaram em escudos.
Para Carlos São Martinho, presidente do Conselho Executivo, "o balanço foi positivo, os alunos reagiram muito bem e com certeza que vão chegar a casa e sensibilizar as famílias".
À imagem do que foi feito na Escola EB 2/3 de Silvares, está já pensado um projecto deste género adaptado à realidade da vila, procurando assim chegar a toda a população.
"Depois da imensa publicidade feita ao Euro nos anos anteriores, custa a acreditar que já tenha caído no esquecimento", alerta Benjamim Luciano. Parece que a poucos meses do desaparecimento da moeda nacional, o Euro continua a ser um ilustre desconhecido.

Clique aqui para regressar à primeira página