AAUBI promove campanha "Educação Esquecida, Geração Perdida"
"A próxima ponte a cair é a da Educação"

A AAUBI está a organizar a campanha "Educação Esquecida, Geração Perdida", integrada num movimento associativo nacional que vai varrer o País de 19 a 23 de Março. Do caderno de reivindicações fazem parte questões como o financiamento do Ensino Superior, a formação pedagógica do docente, o insucesso escolar, as saídas profissionais e a acção social.

 Por Cristina Marques

Os alunos da UBI vão
marchar amanhã até
à Reitoria

"Educação Esquecida, Geração Perdida" é o mote da campanha que a Associação Académica da Universidade da Beira Interior (AAUBI) está a levar a cabo para tentar combater os "vícios e o mau estar do Ensino Superior", refere o presidente Jorge Jacinto.
Esta iniciativa surge no seguimento da Reunião Nacional de Associações que decorreu no passado dia 10 de Fevereiro e onde "ficou bem patente o mau estar de todas as Instituições do país", afirma o líder da Associação.
O Encontro Nacional de Direcções Associativas (ENDA) realizado no Porto foi o ponto de confluência dos inúmeros problemas vividos nas Instituições educativas, deixando alarmadas as associações estudantis de todo o País.
Surgiu então a ideia da realização de acções localizadas, por parte da AAUBI. Nestas acções, serão discutidos os temas que mais polémica causam a nível do Ensino Superior. Questões como o insucesso escolar, o financiamento do Ensino Superior, a acção social, as saídas profissionais e a formação pedagógica dos docentes.

"Porque não veio o dinheiro para a cantina do Pólo IV?"

"Algo tem de estar mal quando alunos licenciados em 5 anos concorrem em igualdade de circunstâncias com bacharéis de 3 anos", alerta Jorge Jacinto, que não compreende o rumo actual da Educação.
A lista de problemas é extensa e a UBI não foge à regra. "Porque não veio o dinheiro para a cantina do Pólo IV?", pergunta Jorge Jacinto. E a esta questão acrescentam-se outras que têm provocado grande descontentamento, nomeadamente a questão das taxas de repetição e a questão dos "pedagogos ineficazes".
Em sinal de protesto, no dia 21 de Março vai realizar-se uma marcha pelas ruas da Covilhã. A marcha seguirá até à Reitoria, onde será entregue um Caderno Reivindicativo ao Reitor da UBI, Manuel Santos Silva. "É preciso dizer basta, senão a próxima ponte a cair é a da Educação! E este autocarro tem 400 mil passageiros", alerta o presidente da AAUBI, que acredita no sucesso da campanha de reivindicações "Educação Esquecida, Geração Perdida".

Clique aqui para regressar à primeira página