Inscrições abertas para estágios
AIESEC promove continente africano

A AISEC realizou entre 5 e 9 de Março a Semana Internacional Africana. O objectivo é promover a cultura dos países africanos junto da comunidade estudantil ubiana. Para os próximos meses, Abril e Maio, a Europa e a Ásia estão em destaque.

 Por Raquel Fragata

Inscrições abertas
para estágios da AIESEC

O objectivo da Associação Internacional de Estudantes de Ciências Económicas e Empresariais (AIESEC) com a realização das Semanas Internacionais dedicadas aos diversos continentes é, ao mesmo tempo que promove a cultura e hábitos dos países de destino, combater a tendência de privilégio em relação aos países desenvolvidos da Europa e Estados Unidos. Uma iniciativa de extrema importância para países menos desenvolvidos, tendo em conta que não é neles que recai a preferência dos alunos que procuram junto da AISEC a possibilidade de fazer um estágio remunerado no estrangeiro.
Com vantagem para o vasto leque de ofertas de estágio, o continente africano oferece neste momento muitas oportunidades para o início da actividade profissional dos alunos que encontrem nestes destinos uma aventura promissora, quer a nível profissional, quer pessoal. Este é o objectivo da realização da Semana Internacional Africana que durante cinco dias, de 5 a 9 de Março, publicitou com especial enfoque África como um dos destinos mais interessantes.

83 países, centenas de oportunidades

A AIESEC trabalha neste momento com 83 países dos cinco continentes. Só no continente africano, a AIESEC está associada a 16 países, desde o Quénia à África do Sul, Senegal, Marrocos, Serra Leoa, Tunísia, Egipto, Gana, Libéria, Botswana, Nigéria, Uganda, Zimbabwe, Togo, entre outros.
A oferta de estágios abrange todas as áreas, "mas são fundamentalmente condicionados pelo exterior. Os licenciados em Gestão continuam a ser os mais requisitados, mas também Informática", afirma Tânia Araújo, responsável pelo Outgoing, gabinete que encaminha os estagiários para o estrangeiro. Os licenciados em Sociologia e Ciências da Comunicação, nomeadamente para desempenho de actividades ligadas ao desenvolvimento social, também têm alguma procura. Os economistas, segundo a responsável, são muito requisitados embora os ubianos apresentem algumas carências na formação de marketing. Para licenciados em Língua e Cultura Portuguesas, a AIESEC tem recebido diversos pedidos de organizações não governamentais para ensinar no estrangeiro.

Europa em Abril, Ásia em Maio

Para embarcar nesta aventura, é necessário ser aluno finalista, recém licenciado ou licenciado há não mais que dois anos, seja qual for a àrea de licenciatura. Além disso, é importante ter aptidão linguística e perfil que se adapte aos objectivos da AIESEC e das empresas recrutadoras. Depois é necessário apresentar Curriculum Vitae e preencher uma ficha de inscrição. A taxa de inscrição é de quatro mil escudos, mais dois mil para cada teste de línguas que pretendam efectuar. Oficialmente inscritos, resta esperar a marcação de uma entrevista, cujo júri é composto por um professor da UBI, um psicólogo e um representante da AIESEC que avaliam o aluno e o seu perfil. As inscrições da AIESEC estão abertas. "Habitualmente, a selecção era feita em dois momentos por ano e agora a direcção optou por uma selecção contínua para que quem quiser possa inscrever-se durante todo o ano", adianta Tânia Araújo.
A AIESEC labora há já muitos anos e garante, internacionalmente e assistida por uma rede informática que une todas as delegações espalhadas pelo mundo inteiro, uma assistência continua aos estudantes que decidem ir para o estrangeiro. Desde os contactos a estabelecer com a empresa de destino, ao alojamento, tudo é tratado pelos seus escritórios. "O nosso principal problema é a limitação que é feita pelos alunos, porque diminui muito a nossa capacidade de conseguir colocá-los em estágio.Por vezes aqueles que tem menos procura pelos alunos, tem a maior oferta de estágios e são os que trabalham melhor os programas de estágio", afirma a responsável da AIESEC.
A AIESEC está já a preparar outras duas semanas. De 2 a 6 de Abril terá lugar a Semana Internacional Europeia. Em Maio, entre 7 e 18, é a vez do continente asiático.

Clique aqui para regressar à primeira página